A Música Popular Brasileira é popular para alguns, mas nem para todos. Pensando nisso, hoje resolvemos trazer um conteúdo super a cara do Brasil, que é pra ti conhecer mais sobre esse estilo lindo! Bora? Vem com a gente <3

Como surgiu?

A Música Popular Brasileira, mais conhecida como MPB, surgiu na ditadura militar, na década de 60. Os críticos chamam a MPB como uma espécie de sucessão à Bossa Nova. O propósito do ritmo, era buscar uma música brasileira essencialmente nacional.

Diante do cenário que ela surgiu, serviu como uma forma de luta contra a Ditadura e o golpe de 1964. Apesar do nome abranger o Brasil, o estilo não se diz respeito a todos os ritmos presentes no país.

Confira alguns artistas famosos da MPB

– Elis Regina
Elis Regina foi um símbolo da MPB. Conhecida pela competência vocal, musicalidade e presença de palco, foi aclamada tanto no Brasil quanto internacionalmente. Foi a primeira pessoa a inscrever a própria voz como se fosse um instrumento, na Ordem dos Músicos do Brasil. Em 2013, foi eleita a melhor voz feminina da música brasileira pela Revista Rolling Stone. Infelizmente, Elis nos deixou precocemente, com apenas 36 anos, vítima de parada cardíaca.

– Gilberto Gil
Ah, o Gilberto Gil… dono de uma carreira invejável. Ele é cantor, compositor, multi-instrumentista e vencedor de prêmios Grammy, Grammy Latino e galardoado pelo governo francês com a Ordem Nacional do Mérito (1997). Em 2021, foi eleito para a cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras. Com mais de 50 álbuns lançados, ele já passou pelos gêneros do rock, jazz, música africana, entre outros.

– Maria Bethânia
Abelha Rainha, ou Rainha da MPB, você pode chamar Maria Bethânia de qualquer um dos dois. Desde criança fazia aulas de teatro e se apresentava ao lado de Caetano Veloso, o seu irmão. Com mais de 26 milhões de discos vendidos ao longo de mais de 50 anos de carreira, Bethânia foi eleita em 2012, pela revista Rolling Stone Brasil, como a quinta maior voz da música brasileira.

– Gal Costa
E não podia falar de MPB, sem falar de Gal Costa! Em 2012 foi eleita a sétima maior voz da música brasileira pela revista Rolling Stone. Sua mãe contava que durante a gravidez passava horas concentrada ouvindo música clássica, como num ritual, com a intenção de que esse procedimento influísse na gestação e fizesse que a criança que estava por nascer fosse, de alguma forma, uma pessoa musical, podemos ver que deu super certo.

– Caetano Veloso
Irmão de uma das maiores vozes da MPB, Caetano Veloso também tem seu espaço aqui na cena musical brasileira. Com uma carreira que ultrapassa cinco décadas, Caetano construiu uma obra musical marcada pela releitura e renovação. Caetano iniciou seu trabalho profissionalmente apenas em 1965, com o compacto “Cavaleiro/Samba em Paz”, enquanto acompanhava a irmã mais nova Maria Bethânia por suas apresentações nacionais do espetáculo Opinião, no Rio de Janeiro.