Uma coisa todos nós já sabemos: o U2 é mestre em abordar temas políticos e sociais em suas músicas de forma espetacular. E uma das canções que compõe esse grupo, é Miss Sarajevo, música que representou uma mulher em períodos de guerra no seu país. Ficou curioso? Então continua com a gente que o Além da Letra de hoje é dedicado ao hit.

Miss Sarajevo é considerada como uma das melhores músicas do U2 e letra aborda um fato histórico: o concurso de miss realizado na Bósnia, em uma região que estava prestes a entrar em guerra. Mas então, por quê seguir com este concurso?

O ano era 1993 e a cidade de Saravejo estava cercada por forças armadas de países vizinhos envolvidos na guerra. Realizar um concurso de miss com o andamento dos fatos, parecia loucura, mas o intuito era totalmente ao contrário do que promover beleza. Eles queriam mudar a forma que a mídia retratava aquela região e pedir o fim das mortes e destruições.

A estratégia deu tão certo, que a música Miss Sarajevo entrou para a história como um símbolo da luta pela paz.

Sobre o concurso, uma das juradas da época conta que foi um evento muito importante, porque os bósnios precisavam se sentir vivos naquele período em que só se via morte por todos os lados. Foi uma forma de resistir e alimentar esperanças em meio ao terror da guerra.

No dia em que foi coroada, Inela Nogic e as outras concorrentes saíram em passeata carregando uma bandeira com a mensagem: Don’t Let Them Kill Us – Não deixem que eles nos matem, em português. O registro do momento ficou marcado no mundo todo e também serviu de capa para o single do U2.

Agora que você já sabe do que se trata Miss Sarajevo, que tal relembrar o hit?