Aretha Franklin foi um dos nomes mais respeitados da soul music norte-americana e coleciona canções que marcaram não só uma geração, como várias. Ela usou da sua maior vocação (que era cantar), para lutar contra a discriminação racial e machismo.

Uma das músicas que revolucionou esse movimento no cenário do R&B foi o primeiro hit da cantora, Respect. No Além da Letra de hoje, você confere o significado por trás desse hino de empoderamento feminino. Vem com a gente!

Originalmente, a música Respect foi lançada por Otis Redding, em 1965. Porém, a versão de Otis tinha uma abordagem machista, que dizia indiretamente que o homem devia ser respeitado quando chegasse em casa, pois era ele quem trazia dinheiro, tratando o casamento como uma troca de favores. Mas em 1967, Aretha chegou para revolucionar Respect com novos arranjos e efeitos musicais. principalmente os trechos onde as mulheres são citadas, trazendo o sentimento de igualdade e provocando o desejo de mudança nas relações.

A música se tornou um símbolo da luta feminista pela equidade – e o motivo disso foi a simplicidade com que a mensagem foi passada. Enquanto a versão de Otis passava a mensagem do conservadorismo e machismo estrutural, Aretha só pedia o básico: respeito. A intenção de Aretha, era de dar voz as mulheres que estão cansadas de serem submissas aos seu relacionamentos e que querem ser admiradas por sua inteligência e personalidade.

Agora que você já entendeu sobre o que a letra se trata, que tal relembrar esse clássico na voz de Aretha? Confira: