“Tãnana. Let’s go, girls!”. Não tem como falar de rock sem pensar nas inúmeras mulheres que vieram para quebrar barreiras, tanto no gênero musical quanto na sociedade.
Inúmeras artistas foram essenciais para tornar o rock como ele é hoje, compondo e performando músicas de formas revolucionárias. Através de seus talentos e coragem, criavam canções onde protestavam e questionavam a política, a sociedade e os seus direitos.
Levando em consideração o conservadorismo dos anos 60 e 70, algumas mulheres vieram para quebrar barreiras. Por sorte, lá estavam essas artistas icônicas, com as suas roupas ousadas e guitarras na mão, falando o que pensavam. Para valorizar o que tem de melhor no mundo, neste dia da mulher separamos 5 mulheres que fizeram história no gênero. Confira <3
Rita Lee
A paulistana Rita Lee é uma artista completa e conhecida como a “Rainha do Rock Brasileiro”. Ex-integrante dos grupos “Mutantes” e “Tutti-Frutti” , Rita teve uma contribuição fundamental na revolução da música e sociedade. Nas suas canções, ela colocava o sentimento de ironia e reivindicação da independência feminina. O mais revolucionário de tudo, é que a musa do rock brasileiro fez uma carreira inteira sem pedir desculpas: falava o que dava na telha, criava músicas sobre tudo e conquistou a admiração de Elis Regina a João Gilberto.
Janis Joplin
Uma das maiores influências dos anos 60, Janis Joplin ficou conhecida como a “Rainha do Rock ‘N’ Roll”. Ela é a primeira referência que temos quando falamos do rock da década. A cantora foi pioneira na sua época e viveu intensamente, além de deixar músicas incríveis para nós como Piece Of My Heart, Cry Baby e Summertime.
Joan Jett
Dona do hit incrível “I Love Rock N Roll”, não tem como não incluir Joan Jett, né? Em carreira solo ou na companhia das incríveis ‘The Runaways’, Joan sempre foi uma artista icônica de muita presença. Ela é considerada uma das maiores guitarristas do rock e suas faixas tocam até hoje em muitos filmes e séries por aí. De qualquer modo, Joan moldou seu nome na história do rock como uma roqueira de primeira classe.
Cássia Eller
Cássia Eller foi uma referência do rock dos anos 90. Quem já ouviu, jamais esqueceu sua voz marcante e seu jeito carismático. Infelizmente, Cássia nos deixou precocemente, mas seu legado reina até hoje. Foram 5 álbuns de estúdio, sendo que o mais bem sucedido foi o Acústico MTV (2001), que garantiu o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock. Nos últimos meses de vida, fez história com uma apresentação inesquecível no Rock In Rio 2001.
Joni Mitchell
Outra mulher que resolveu pegar a sua guitarra e reagir. Joni Mitchell já foi considerada a 75ª melhor guitarrista do mundo pela Revista Rolling Stones. Trazendo em suas composições ideias sociais e ambientais, assim como seus sentimentos, ela conquistou alguns prêmios, como nove Grammys, além de gravar dois discos que entraram na história: o Clouds (1969) e Blue (1971).
Tina Turner
A inspiração para muitas mulheres. Nascida Anna Mae Bullock em 26 de novembro de 1939, Tina Turner começou sua carreira em meados da década de 1950. Na década de 1960 ela estourou com o duo Ike & Tina Turner, que fez sucesso com músicas como A Fool in Love e Proud Mary. A maneira como ela se apresentava definiu o que era uma verdadeira performance de rock. Turner se tornou referência e definiu o novo tipo de cantora negra que estava por vir e uma das únicas cantoras negras a alcançar as audiências brancas
A 102.3 FM deseja à você um feliz dia da mulher para todas as mulheres poderosas assim como as deusas do rock!
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.