Maria da Graça Costa Penna Burgos, assim é o nome de batismo de uma das maiores vozes da música brasileira, Gal Costa. Para comprovar isso, Gal foi eleita a sétima maior voz da música brasileira pela revista Rolling Stone Brasil, em 2012.

O incentivo à música veio desde antes de nascer. Sua mãe contava que durante a gravidez passava horas concentrada ouvindo música clássica, como num ritual, com a intenção de que esse procedimento influísse na gestação e fizesse que a criança que estava por nascer fosse, de alguma forma, uma pessoa musical.

Pelo talento de Gal, é possível perceber que o incentivo à música que sua mãe lhe deu desde bebê deu muito certo. Agora, vamos conhecer um pouquinho mais dessa incrível cantora:

1- Desde nova, Gal desejava ser cantora. Na adolescência, chegou a trabalhar em uma loja de discos, onde aprendeu tudo sobre as novidades musicais e se tornou fã da Bossa Nova.

2- Gal já posou nua! Poucos meses antes de completar 40 anos, em 1985, a cantora surpreendeu ao posar sem roupa na 127ª edição da antiga revista Status.

3- Em 2001, foi incluída no Hall of Fame do Carnegie Hall (única cantora brasileira a participar do Hall), após participar do show “40 anos de Bossa Nova”, em homenagem a Tom Jobim, ao lado de César Camargo Mariano e outros artistas.

4- Conheceu o cantor e ídolo João Gilberto no início dos anos 60. Depois de a ouvir cantar, ele disse: “Você é a maior cantora do Brasil”. Na mesma época, Gal também conheceu Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil. O grupo, mais tarde, daria vida ao quarteto “Doces Bárbaros”.

5- Gal também ousou nas capas do seu CD. No álbum “Índia”, a cantora apareceu com uma imagens de seus quadris em uma tanga vermelha. Já na parte de trás, ela aparece com os seios à mostra. A censura permitiu a venda do álbum, mas apenas com um plástico azul cobrindo a capa original.