Pink Floyd é famoso por sua música de alta qualidade junto com as suas letras tocantes. Uma de suas composições mais famosas é Shine On You Crazy Diamond, que marcou a história do grupo e de um antigo membro da banda. Ficou curioso? Então segue com a gente que o Além da Letra de hoje é dedicado ao Pink Floyd.

A composição é uma homenagem a um dos fundadores da banda e principal compositor no início do grupo, Syd Barrett. Ele deixara o grupo em 1968 devido aos seus problemas de saúde mental, somado ao álcool e drogas. Contudo, seu legado permaneceu.

Para entender o significado da música, é necessário voltar um pouquinho no tempo e entender a formação do Pink Floyd. A banda foi formada em 1965 e tinha como líder Syd Barrett, onde gravou o primeiro álbum do grupo em 1967, “Piper At The Gates Of Dawn”.

Entretanto, Barrett começou a aprofundar seu uso de LSD, o que deteriorou a saúde mental do cantor. Ele era visto como um rapaz participativo e alto-astral, após a intensificação do uso, passou a ser distante e melancólico, não aparecendo para os shows ou tocando apenas a mesma nota, obsessivamente.

Naquela época, ainda não se tinha conhecimento de que Syd convivia com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), mais conhecido como Síndrome de Asperger. Sem saber mais o que fazer, os membros da banda decidiram afastar Barrett. Assim, David Gilmour foi chamado para ocupar seu lugar.

Syd era o principal compositor da banda, então a ideia do grupo era gravar o próximo álbum com ele, mas sem envolvê-lo nos shows. Mesmo com a ideia, apenas uma canção do músico entrou para o segundo disco, e logo ele foi desligado da banda, porém ninguém teve coragem de falar.

O tecladista Rick Wright, que morava com Barrett na época, passou a mentir para o músico quando tinha algum concerto, dizendo que apenas ia sair para comprar cigarros. Num belo dia, Barrett ficou horas esperando e ao retornar, Rick encontra Barrett parado no mesmo lugar durante horas com um cigarro queimado entre os dedos, inconsciente do tempo que o amigo ficou fora.

Em abril de 1968, a banda anunciou oficialmente a saída de Barrett. Em 1972, o artista assinou um documento encerrando sua associação com o Pink Floyd e abrindo mão de retornos financeiros. Em 1974, ele se retirou completamente da indústria musical.

Toda essa contextualização é importante para entender o quanto Pink Floyd se sentiu culpado e com saudade de Syd. Assim, a maior parte álbum “Wish You Were Here” foi escrito em sua homenagem ou propriamente dele. E este é o caso de Shine On You Crazy Diamond, cujo o título da música faz uma alusão direta a SYD nas iniciais. Ele é considerado um diamante louco devido ao seu estado mental e ao legado permanente que deixara na banda.

Escrita por David, inicialmente a música era uma peça instrumental que chamava o fantasma de Syd em Roger Waters. Depois de pronta, a canção acabou sendo dividida em duas metades, com um total de nove partes.

Segundo Waters, sua intenção era chegar o mais perto possível do que eu senti […] um tipo de melancolia indefinível e inevitável sobre o desaparecimento de Syd.

Agora que você já sabe da história, que tal relembrar esse clássico? Aperta o play!