“Se você quiser eu vou te dar um amor desses de cinema”… Quem nunca se arrepiou quando essa música começou a tocar, não é? Hoje a dona desse hit está assoprando as velinhas completando 46 anos de vida!

Apaixonada por música desde a infância, ouvia diversos ritmos musicais, desde Luiz Gonzaga a Tom Jobim. Nascida em Mato Grosso, aos 14 anos se mudou para Minas Gerais em busca de uma oportunidade melhor nos estudos. Havia sido aprovada para cursar o ensino médio técnico num colégio federal, e já se preparava para futuramente prestar vestibular em medicina.

Contudo, Vanessa já sabia que o que ela queria não era fazer medicina, e sim, cantar! Aos 15 anos, começou a fazer apresentações em bares locais. Em 1992, aos 17 anos, terminou o ensino médio e desistiu de prestar o vestibular, e se mudou para São Paulo, onde se tornou integrante de um grupo feminino de reggae, chamado Shalla-Ball.

Muitos não sabem, mas Vanessa não começou como cantora, e sim como compositora. Em 1997, conheceu Chico César: com ele, compôs “A força que nunca seca”. A música foi gravada por Maria Bethânia, que a colocou como título de seu disco de 1999. Bethânia voltou a gravar Vanessa: “O Canto de Dona Sinhá” esteve no CD Maricotinha — com participação de Caetano Veloso – e em sua versão ao vivo.

No meio desse período, já compôs “Viagem”, que foi gravada por Daniela Mercury e para Ana Carolina compôs “Me Sento na Rua”. A voz e a presença de Vanessa começaram também a chamar atenção. Assim, fez participações em shows de Milton Nascimento, Bethânia e nas últimas apresentações de Baden Powell: estava pronta para estrear em carreira solo, e foi em 2002, aos 26 anos, que Vanessa lançou seu primeiro CD solo “Vanessa da Mata”. Desde então, não saiu mais da cabeça dos brasileiros com seus hits inesquecíveis.

Para homenagear essa incrível voz da MPB, hoje vamos relembrar os sucessos da carreira de Vanessa da Mata. Aumenta o som!

Amado

Ainda Bem

Boa Sorte/Good Luck

Só Você E Eu

Gente Feliz

Ai Ai Ai