Formada em 1966 por Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias, Os Mutantes foi uma das bandas responsáveis por caracterizar o Movimento Tropicalista no Brasil. Na década de 90, eles foram reconhecidos no cenário do rock nacional e internacional como um dos grupos mais criativos, dinâmicos, radicais e talentosos da era psicodélica e da história da música mundial.

Por ser um grupo importantíssimo, eles faziam músicas excepcionais. Uma delas, guarda uma curiosidade interessante no seu processo de composição. No Além da Letra de hoje, você confere a história por trás de “Balada do Louco”, sucesso do grupo.

A letra foi composta inicialmente por Arnaldo Baptista, que na época fazia aulas de karatê. Golpeado por uma de suas colegas de aula, ele sentiu-se horrorizado por ter “apanhado” de uma mulher.

A partir daí, Arnaldo começou a ter reflexões sobre as pessoas e como as qualidades delas as tornam especiais. Em tese, ele era homem e, na visão da sociedade, era o sexo mais forte. Mas acabou sendo golpeado pelo “sexo frágil”.

Segundo o músico, no fim de semana seguinte ao ocorrido, ele estava na casa do cunhado de Rita Lee e começou a ensaiar umas notas no piano. A letra veio logo em seguida inspirada na aula de Karatê.

Agora que você já sabe a história por trás da letra, que tal relembrar esse clássico? Aperta o play <3