Mais um final de semana chegando, e dessa vez ele chega estendido! Pra te ajudar a entrar na vibe do feriadão, nada melhor que um bom filme pra acompanhar. Dando continuidade na nossa série “Filmes Biográficos”, hoje nós trouxemos o de um dos maiores artistas de rock da história, Jim Morrison.

Sínopse

Em 1º de março de 1991, o mundo estava conhecendo o filme de um dos eternos ídolos do rock, intitulado “The Doors”, que fala sobre o próprio Jim Morrison e o The Doors, banda onde foi vocalista durante anos. O filme narra os últimos 6 anos de vida de Morrison, a começar por 1965, quando ainda estudava Cinema com Manzarek e conheceu Pamela Courson, quem se tornaria sua maior companheira, além de sua trajetória de sucesso e seu gosto pelas drogas, até sua trágica morte em Paris no ano de 1971, com apenas 27 anos de idade.

Mas o que temos que destacar é: o filme foi produzido sob o olhar de um fã, do próprio diretor, Oliver Stone. 20 anos após a morte do ídolo, o diretor apresentou sua visão sobre a vida do poeta, mas claro, com a consultoria de Robby Krieger, guitarrista da banda e John Densmore, baterista.

Então, vale ressaltar que o filme não é uma biografia 100% válida de Morrison. Como fã e diretor, Oliver fez um ótimo trabalho na produção e condução do filme, porém, ainda é uma visão de fã daquilo que imaginou na época, mas que não estava presente nos fatos.

Curiosidades

– O ator Val Kilmer, que protagonizou Jim Morrison, precisou realizar tratamento médico após as gravações, pois por um tempo ele ainda acreditava ser o próprio Jim Morrison, tamanha a sua entrega e dedicação ao personagem!

– Inicialmente a participação de Billy Idol em The Doors seria bem maior. Na época das filmagens o cantor sofreu um sério acidente de moto, que o deixou impossibilitado de andar. Desta forma, sua participação foi bastante reduzida no filme.

– Val Kilmer quebrou o braço durante as filmagens, ao rodar uma cena em que pulava na multidão.

Prêmios

O filme não chegou a receber prêmios. Teve uma indicação ao Oscar de melhor ator, mas foi negada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Também teve uma indicação no MTV Movie Awards, para a categoria de melhor ator.

Eaí, preparado pra assistir nesse feriadão?