Legião Urbana sempre foi e sempre será uma das bandas mais amadas do rock brasileiro. E não há dúvidas que muitas músicas deles tratavam de temas extremamente importantes e relevantes para os momentos atuais da época. Uma delas é Teatro dos Vampiros, faixa que continua no álbum V, lançado em 1991. Enigmática, a música causou algumas especulações e teorias sobre o seu verdadeiro significado, o que é comum em letras atemporais e profundas.

No Além da Letra de hoje, você confere a história por trás de “Teatro dos Vampiros”, um dos sucessos de Legião Urbana. Confere aí!

Por mais que a música pareça como um retrato de um momento difícil que o Brasil estava passando, na verdade ela não foi composta pensando somente nisso. Em entrevista a MTV, Renato comentou que ele e Marcelo Bonfá fizeram uma música que era pra ser sobre a televisão.

“Ok… agora um segredo pra vocês. Não se vocês perceberam, mas na época daquela novela que tava fazendo sucesso; então tipo assim, tem essa crise do país e tudo, aí a gente fez essa primeira música, Bonfá fez a música e eu fiz a letra e juntamos tudo, e era pra ser sobre a tevê, e o nome da música é Teatro dos Vampiros”, disse Renato.

Por conta do título, há algumas teorias de que a música seria uma referência à novela Vamp, que passava nas telas na época e fazia muito sucesso. Mas também há aqueles que acreditam que a letra faz menção ao uso de drogas, já que Renato estava sofrendo naquele mesmo momento de dependência.

O Brasil iniciava a sua trajetória democrática e era tudo novidade. Existia esperança de dias melhores com Fernando Collor se tornando presidente através da voz do povo, em 1990. Entretanto, tudo se transformou numa realidade difícil de ser vivida pelos brasileiros, com a alta da inflação, crise econômica e o confisco das poupanças do governo. O cenário atual da época contribuiu para a criação da música Teatro dos Vampiros.

Resumindo, é o retrato da vida de muitos jovens, homens e mulheres em meio à crise financeira e as dificuldades de conseguir emprego. Renato quis retratar na música o sentimento de perdidos e desiludidos enquanto o país enfrentava uma crise.

Agora que você já sabe o porquê Renato e Bonfá escreveram esse hit, que tal escutar ele com outros olhos? Ouça abaixo “Teatro dos Vampiros”.