Final de semana entrando em cena, e não tem nada melhor que curtir o findi com um bom filme, não é? Ainda mais quando se trata de estrelas da música nacional e internacional. Para alegrar as suas noites de sexta, preparamos uma série chamada “Filmes Biográficos”, onde você vai encontrar dicas de filmes que contam a história de astros e estrelas que são a cara da 102!

Para começar, hoje vamos falar de uma das maiores vozes da música brasileira: o nosso eterno Cazuza.

Sinopse

Em 11 de junho de 2004, o filme “Cazuza – O Tempo Não Para” estava sendo lançado. Nele, você pode acompanhar a trajetória profissional e pessoal de Cazuza, do início da carreira, em 1981, até a morte em 1990, aos 32 anos. O sucesso com o Barão Vermelho, a carreira solo, as músicas que falavam dos anseios de uma geração, o comportamento transgressor e a coragem de continuar a carreira mesmo debilitado pela aids.

O filme ainda conta com imagens de arquivo, mostrando Cazuza ainda vivo, o que traz ainda mais emoção para o filme biográfico.

Ficha Técnica

O filme foi dirigido por Sandra Werneck e Walter Carvalho, e com roteiro baseado na vida do cantor e compositor Cazuza.

O roteiro foi escrito por Fernando Bonassi e Victor Navas e é baseado no livro “Cazuza, Só As Mães São Felizes”, escrito pela mãe do cantor, Lucinha Araújo, e pela jornalista Regina Echeverria.

Curiosidades

– De início, teve o título provisório de “Eu Preciso Dizer Que Te Amo”.

– Daniel de Oliveira usou lentes de contato e emagreceu 11 quilos para o papel, em um regime radical. O ator ainda fez aulas de canto para chegar ao timbre de Cazuza.

– Em algumas cenas, algumas das pessoas que foram representadas pelos atores aparecem verdadeiramente. Durante a canção ‘Maior Abandonado’, quando o personagem Zeca (vivido por Emílio de Mello), joga um copo no palco e Cazuza corta o pé, aparece, ao seu lado, o verdadeiro Zeca (Ezequiel Neves). Pouco depois, durante a canção ‘O Tempo Não Para’, aparece a verdadeira mãe de Cazuza, Lucinha Araújo (vivida no filme por Marieta Severo), aplaudindo e jogando uma rosa ao palco.

Prêmios

O filme foi indicado para o Grande Prêmio de Cinema Brasileiro em diversas categorias, tendo ganhado nas de:
Melhor Filme
Melhor Ator – Daniel de Oliveira (Cazuza)
Melhor Roteiro Adaptado
Melhor Edição
Melhor Som
Melhor Trilha Sonora
Melhor Fotografia

Agora que você já entendeu mais sobre esse tributo lindíssimo, confira o trailer oficial de “Cazuza – O Tempo Não Para”.