Cássia Eller sem dúvidas foi uma das maiores representantes do rock brasileiro dos anos 90. Ela foi eleita pela revista Rolling Stone Brasil a 18ª maior voz e o 40º maior artista da música brasileira. Eller chegou a ganhar um Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock pelo álbum Acústico MTV (2001), tendo alcançado mais de 1 milhão de cópias vendidas.

Sua carreira foi relativamente curta, foram 11 anos entre o lançamento do seu primeiro álbum e o dia da sua morte. Cássia morreu aos 39 anos em 29 de dezembro de 2001, após um infarto do miocárdio causado por uma malformação de seu coração.

Mesmo em pouco tempo, Cássia contribuiu com toda a sua paixão pela música na história do rock brasileiro. Para deixar sua memória sempre viva, separamos 5 curiosidades que você provavelmente não sabia – ou talvez tenha esquecido – sobre a vida e carreira da cantora. Vem com a gente!

1- Ela recebeu elogios de Dave Grohl

Cássia se apresentou na terceira edição do Rock in Rio lá em 2001, onde ela fez um cover de “Smells Like Teen Spirit”, clássico do Nirvana. O ex-baterista do Nirvana, Dave Grohl, estava presente no dia do festival junto com sua banda Foo Fighters e viu a apresentação. Em seguida, Dave a elogiou pela apresentação. Além disso, no mesmo dia, Dave estava comemorando seu aniversário. Durante o show do Foo Fighters, Cássia subiu ao palco para dar os parabéns ao músico.

2- Cássia não morava em Laranjeiras

Na música “All Star”, que o parceiro e amigo Nando Reis escreveu como uma homenagem à Cássia, ele diz que a amiga morava em Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Na verdade ela morava no Cosme Velho, mas como os bairros são vizinhos o cantor acabou se confundindo. Ele conta a história em um vídeo que fez para relembrar fatos a amizade entre os dois.

3- Malandragem foi originalmente escrita para Angela Rô Rô

“Maladragem” é uma composição feita por Cazuza e Frejat, em 1988. Eles queriam que ela fosse gravada por Angela Rô Rô, mas isso acabou não acontecendo porque Angela disse que a canção não tinha nada a ver com ela. Seis anos depois, Frejat mostrou “Malandragem” para Cássia Eller, que acabou incluindo a música em seu terceiro álbum e se tornou um dos seus maiores sucessos.

4- Ela era fanática pelo Atlético Mineiro

A paixão era tão grande que Cássia colocava o escudo do time nos seus instrumentos. A cantora chegou a ser convidada para receber o Galo de Prata – uma espécie de prêmio dado aos maiores torcedores do Atlético Mineiro. Infelizmente, ela faleceu antes de recebê-lo, e o troféu foi entregue para a sua mãe em 2002.

5- Cássia tem uma música gravada com sua mãe

Na faixa “Pedra Gigante”, presente no álbum “Com Você… Meu Mundo Ficaria Completo”, Cássia Eller contou com uma participação muito especial: sua própria mãe! Ela dizia que Nancy Ribeiro adorava cantar, e que foi ela que a ensinou tudo. No dia da gravação, Cássia disse que a mãe ficou nervosa mas que fez tudo de primeira.