Uma das bandas de rock mais clássicas, The Who surgiu em 1964, no Reino Unido. Conhecidos pelo dinamismo de suas apresentações, o grupo ganhou reconhecimento internacional, e passou a ser considerado uma das maiores bandas de rock and roll de todos os tempos.

Eles ainda foram os responsáveis por trazer a “moda” de quebrar instrumentos no fim de suas apresentações – principalmente o guitarrista Pete Townshend e o baterista, Keith Moon – que mais tarde se tornou um clichê nos shows de rock.

No início da carreira, eram reconhecido pelas suas canções agressivas e de temas como rebelião juvenil e confusão sentimental – assim, se tornaram influências primordiais no surgimento do punk rock e do power pop.

E claro que a faixa que dá o nome ao álbum de estreia da banda, não podia ser diferente. “My Generation”, lançada em 1965, se tornou símbolo de uma geração insatisfeita e que ansiava por uma identidade. No Além da Letra de hoje, você confere a história por trás do sucesso implacável de The Who.

Para entender a letra, temos que analisar o momento em que ela foi escrita na história. Nos anos 60, a Inglaterra ainda se reerguia dos impactos da 2ª Guerra Mundial. Também, é a década da chamada “Invasão Britânica”, período em que a música britânica ficou em evidência como um movimento de vanguarda.

Nesta mesma década, o movimento “Mod” – subcultura que teve origem em Londres no final da década de 1950 e alcançou seu auge nos primeiros anos da década de 1960 -, representava alguns jovens da época da Invasão. Eles ficaram conhecidos por vestirem terno e serem de classe média, vindos de famílias ligadas ao comércio de tecidos londrinos.

É exatamente dentro deste contexto histórico que The Who cria a canção composta pelo guitarrista Townshend, “My Generation”, na qual traduziu o sentimento de revolta e busca por uma nova identidade, por ser ele mesmo um desses jovens que buscavam o sentido da vida.

Em entrevista à revista Rolling Stones em 1987, Pete disse que a letra de My Generation representava um momento em que ele “se sentia perdido e em busca de encontrar o seu lugar na sociedade”.

A música é a retratação de uma juventude já cansada e sem muita perspectiva de mudanças. Por isso, foi dada como um manifesto, uma canção de protesto inspirada nos “mods”, para que a sociedade deixem os jovens em paz.

Agora que você entendeu a narrativa da letra, que tal relembrar esse clássico? Ouça agora “My Generation”.