Na década de 80, o rock estava dominando o Brasil, mas principalmente o rock gaúcho. E a banda Nenhum de Nós estava presente neste fenômeno musical.

A banda se formou em 1986, e a estreia dos gaúchos foi com a música “Camila Camila”, que não fez sucesso de primeira, mas acabou se tornando uma marca registrada do grupo.

Com 35 anos de carreira, 17 discos, três DVDs e um EP, a banda já fez mais de 2 mil shows e vendeu mais de 3,5 milhões de discos.

O segundo lançamentos da carreira, foi a música “O Astronauta de Mármore”, considerado um dos maiores sucessos nas rádios em 1989 e consequentemente, uma das canções mais lembradas quando se fala em Nenhum de Nós.

Alguns falam que “O Astronauta de Mármore” é entendida como apenas uma tradução de “Starman”, de David Bowie. No entanto, a letra adaptada pelo grupo carrega significados mais profundos e existenciais, o que torna a composição ainda mais fascinante. Então vem entender a história além da letra de Astronauta de Mármore.

A oportunidade de gravar uma versão de Bowie surgiu quando a banda cantava Starman durante os ensaios. Reinaldo Barriga, produtor da banda na época, surpreendeu o grupo com um desafio. A proposta era que eles fizessem uma versão em português da música, como forma de homenagem a Bowie. Mas diferente de algumas homenagens, não se tratava de uma tradução literal, e sim uma letra com vários simbolismos, alusão a temas diversos e que fizesse menção ao legado do artista inglês.

Para Thedy Corrêa, a composição ia mais além. Ele considerava ser uma oportunidade de escrever mais um capítulo para o Major Tom – um personagem criado por Bowie – que apareceu em duas músicas do cantor inglês: Space Oddity e Ashes to Ashes.

Agora que você já entendeu a verdadeira proposta de O Astronauta de Mármore, que tal relembrar esse sucesso? Ouça abaixo: