Hoje, Amy Winehouse estaria completando 38 anos. Por mais breve que tenha sido a passagem de Amy pela música, ela deixou seu legado vivo até hoje, colecionando fãs até mesmo depois de sua morte precoce.
Conhecida pela voz marcante, delineado preto e talento incomparável, Amy também chamava atenção por suas diversas polêmicas envolvendo álcool e drogas, o que causou em partes a sua morte. Por anos a artista lutou contra suas dependências químicas e a depressão, além de ter passado parte de um relacionamento abusivo com o ex-marido, muito presente em suas músicas.
Mesmo com todos os empecilhos, Amy nos presenteou com músicas até hoje inesquecíveis. Por isso, separamos 3 momentos na carreira de Amy para você relembrar do grande sucesso que ela foi e é até hoje.
1) Lançamento do seu disco de estreia
Muita gente conheceu Amy a partir de 2006, com o álbum “Back To Black”, mas três anos antes, a cantora lançou seu disco de estreia chamado “Frank”.
“Frank” foi lançado em outubro daquele ano, quando Amy tinha apenas 20 anos. No trabalho, a artista focou em gêneros como soul e R&B, com faixas como “Stronger Than Me” e “Take The Box“.
Embora não tenha sido tão bem recebido pela crítica e nem estourado nas paradas americanas, o álbum fez grande sucesso no Reino Unido, sendo indicado ao BRIT Awards de 2004 e nomeado para o Mercury Prize Awards.
2) Back To Black se torna o disco mais vendido do século
Impossível falar de Amy sem falar de Back To Black. Depois de três anos do primeiro álbum, Amy lança o álbum que a levou ao estrelato.
Faixas como “Rehab”, “You Know I’m No Good” e a própria “Back To Black” ganharam as rádios e o coração de todos os ouvintes. De primeira, o disco foi um sucesso, mas ganhou notoriedade um mês após a morte de Amy, se tornando o álbum mais vendido do século no Reino Unido.
Segundo a empresa Official Charts Company, com dados de agosto de 2011, “Back To Black” vendeu 3,26 milhões de cópias no Reino Unido, ultrapassando “Back to Bedlam”, de James Blunt, com 3,25 milhões de cópias vendidas.
3) Amy se torna a primeira cantora britânica a ganhar cinco Grammys
O sucesso foi tanto, que ainda com o álbum Back To Black, Amy conquistou cinco Grammys Awards, e se tornou a primeira mulher britânica mais premiada no Grammy.
No total, Amy foi indicada em seis categorias: Gravação do Ano com “Rehab”, Melhor Performance Vocal Pop Feminina por “Rehab”, Artista Revelação, Canção do Ano com “Rehab” e Melhor Álbum Pop Vocal por “Back To Black”. Amy só perdeu o prêmio de “Melhor álbum do ano” para Herbie Hancock.
Por estar internada em um programa de reabilitação, Amy não pode comparecer na premiação que aconteceu em Los Angeles e também pelo seu visto que foi negado inicialmente. Ela acompanhou a transmissão e se apresentou diretamente do Reino Unido.
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.