Uma das bandas mais marcantes e políticas do rock n’ roll. Desde protestos, críticas à sociedade até angústias da vida, o Pink Floyd escreveu histórias com suas letras de músicas.

Para entender um pouco mais sobre a trajetória do Pink Floyd, confere aí 5 músicas essenciais da banda:

– Money (1973)
Música do álbum “The Dark Side Of The Moon”, a música ‘Money’ é mais uma das produções políticas de Pink Floyd. A letra trata sobre ganância, onde as frases dizem: “Dinheiro é um crime, dividam com justiça, mas não peguem um pedaço do meu”.

– Welcome To The Machine (1975)
Parte do álbum “Wish You Were Here”, em diversas músicas critica a indústria musical. A letra narra uma rebelião programada, e isso pode ser exemplificado com frases como “com o que você sonhou? Está tudo bem, nós lhe dissemos com o que sonhar”.

– Pigs (Three Different Ones) (1977)
O álbum foi inspirado no livro “A revolução dos bichos”, de George Orwell. A música ‘Pigs’ fala sobre aqueles que representam a classe mais alta da pirâmide da sociedade, que encorajam a competitividade dos que estão embaixo e tiram proveito de sua exploração.

– Another Brick In The Wall (1979)
A música foi lançada em 1979, no disco “The Wall”, e é, até hoje, um hino do rock progressivo. Seguindo a características de suas letras, ‘Another Brick In The Wall’ fala sobre sistema educacional, ideologia, autoritarismo e sociedade. Muitos não sabem, mas a música é dividida em 3 partes, sendo elas Parte 1: Memórias; Parte 2: Revolta contra o autoritarismo; Parte 3: Protesto.

– The Final Cut (1983)
Faixa que da nome ao álbum, esse é o último álbum produzido pelo principal compositor da banda Roger Waters. Álbum marca a decadência da banda já com muitas brigas entre os seus integrantes. As músicas retratam os dilemas do pós-guerra, a contestação política da época e as angústias da vida, o corte final é referência clara ao suicídio e à morte das ilusões – “um réquiem para o sonho do pós-guerra”, como está escrito na capa do disco.