Hoje, dia 28 de junho, é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Esse dia é sinônimo de luta, superação e celebração.

Para quem é artista não seria diferente. Se assumir publicamente LGBTQIA+ poderia custar a carreira, quebra de contratos com gravadoras, resistência da mídia junto com o julgamento.

Mesmo com todos os obstáculos, eles não desistiram. Com orgulho e coragem, confira 5 artistas LGBT que revolucionaram a história da música:

Freddie Mercury


Freddie Mercury fez parte de uma das bandas mais famosas de todos os tempos, Queen. Mercury sempre foi lembrado pelo sua performance extravagante em cima dos palcos. Em 1974, se assumiu gay publicamente para a revista de música NME.

Elton John

Impossível falar em orgulho LGBTQIA+ sem lembrar de Elton John. Elton foi um dos poucos artistas que tiveram coragem de se assumir para o mundo. Antes mesmo do assunto ser falado abertamente, John se envolveu intensamente na luta contra a AIDS. Em 1992, criou a fundação Elton John Para a AIDS. O artista se revelou bissexual em 1976 e assumiu ser gay em 1988.

Cazuza

Cazuza foi um símbolo de extrema importância para o movimento LGBTQIA+ brasileiro. Além de assumir ser gay na década de 80, revelou publicamente ser portador do vírus HIV, onde na época a doença era profundamente julgada e como uma sentença de morte. Cazuza inspirou milhares de pessoas com suas músicas e é sem dúvidas um dos maiores nomes do rock nacional e de representatividade.

Cássia Eller

Outra figura de reconhecimento máximo no rock brasileiro e da luta LGBTQIA+. Cássia Eller se assumiu bissexual em 1987, quando conhece sua parceira onde passaram até o fim da vida da artista. Na letra da música “As Gatas Extraordinárias”, o lado bissexual da cantora se mostra encantadoramente.

David Bowie

David Bowie, conhecido também por “camaleão do rock”, foi peça chave para o movimento gay na Inglaterra. Com a frase “Eu sou gay e sempre o fui, mesmo quando eu era David Jones”, se assumiu gay publicamente em janeiro de 1972 para a “Melody Maker”, o que foi de extrema importância para os movimentos de libertação LGBTQIA+ que estavam ainda dando os primeiros passos.

Assim como eles, nós, da 102.3 FM, consideramos justa toda a forma de amor, e nos orgulhamos em ter como exemplo tantos artistas fenomenais que fazem parte da comunidade LGBTQIA+!

Fique ligado aqui no blog da estação com a melhor playlist do rádio!