Kurt-Cobain

Kurt completaria 50 anos no último dia 20. Fizemos uma lista de 10 curiosidades sobre a vida do músico criador do grunge. Uma lenda que infelizmente faleceu com apenas 27 anos e deixou um enorme legado para a a história do rock and roll.

#1 Kurt tinha um amigo imaginário durante a sua infância, chamado Boddah, com que conversava constantemente.

kurt infância

#2 Casos de suicídio eram muito comuns em sua família, mas o momento mais trágico aconteceu aos 13 anos. Kurt e alguns colegas encontraram o cadáver de um garoto pendurado numa árvore nos arredores da escola, enforcado. Por muito tempo ficaram analisando a cena até que o coordenador chegou e os expulsou.

kurt

#3 Quando ainda morava em Aberdeen, Kurt gostava de pichar os muros da cidade com tinta spray com frases como “Deus é Gay”. E infelizmente acabou sendo preso em 1985 por pichar um edifício, e em seu diário deixava evidente que não era gay.

“gostaria de ser só para irritar os homofóbicos.”

E um ano depois foi preso novamente por invadir o telhado de um armazém abandonado.

kurt

#4 Aos 14 anos, Kurt disse para um amigo que um dia seria muito famoso e em seu auge iria encerrar a própria vida, como Jimi Hendrix.  Só que na época ninguém sabia que o caso de Hendrix não foi suicídio. Kurt faleceu com a mesma idade de seu ídolo, ao 27 anos.

kurt cobain

#5 A canção “Polly” foi inspirada em um artigo de jornal sobre o caso de uma menina de 14 anos que foi estuprada e torturada. E a letra retrata o abuso e a violência do ponto de vista de um estuprador, uma forte crítica sobre o assunto.

artigo

#6 “Smells Like Teen Spirit” foi inspirada na frase de uma amiga de Kurt. A garota escreveu na parede “Kurt smells like teen spirit” (“Kurt cheira a Espírito Juvenil”) após uma discussão. Na verdade o cheiro de Kurt lembrava o desodorante norte-americano mais famoso da época que se chamava Teen Spirit. O nome da música não é mencionado em nenhum trecho da canção.

smells

#7 Em uma entrevista para a The Advocate, ele declarou ser “gay de espírito” e que “provavelmente poderia ser bissexual”. E afirmou que se não tivesse encontrado Courtney Love, com certeza teria uma relação bissexual. Ele se casou com Courtney vestindo um pijama na praia de Waikiki, no Havaí.

kurt 7

#8  Em 1988, Kurt deu uma cópia do primeiro single do Nirvana para a rádio universitária local, a KCMU. E ficou aguardando no carro o dia inteiro com o rádio sintonizado esperando “Love Buzz” tocar. Cansado de esperar, ele saiu pela estrada e encontrou um orelhão. E pediu para que tocassem a canção.

kurt cobain 2

#9 Quando apareceu pela primeira vez na TV, no programa 120 minutes da MTV, Kurt ligou para a sua mãe entusiasmado.

“Olha eu ali. Olha eu de novo!”, dizia ele cada vez que aparecia.

kurt 9

#10 Em um encerramento do programa Saturday Night Live, após tocar “Territorial Pissinngs”, Krist Novoselic (o baixista da banda) beijou Kurt na boca, logo depois de beijar Dave Grohl. O programa decidiu não exibir a cena em suas reprises.

E de bônus, separamos uma das últimas entrevista de Kurt para a MTV. Com certeza ele será pra sempre o icônico criador do grunge.