feira do livro

Divulgada lista de patronáveis da Feira do Livro de Porto Alegre

Nome do patrono da 59ª edição do evento será conhecido em setembro

A Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) divulgou a lista com os nomes dos dez patronáveis da 59ª Feira do Livro de Porto Alegre. O escolhido será conhecido no início do mês de setembro.

Na próxima etapa da eleição, associados, diretoria da CRL, ex-patronos e representantes da comunidade cultural votam em três indicados.  Na escolha serão levados em conta aspectos como qualidade, extensão e importância do conjunto da obra; representatividade no meio intelectual e na sociedade; e serviços prestados ao livro.

Este ano a Feira do Livro, considerada um dos maiores eventos literários do Rio Grande do Sul, será realizada entre os dias 1º e 17 de novembro.

Confira os patronáveis da Feira:

Airton Ortiz –  Jornalista, explorador e escritor especializado em viagens. Suas obras apresentam relatos das viagens que realiza em busca de aventura. Já lançou Expresso para a Índia (2003) Na Estrada do Everest (2001), Pelos Caminhos do Tibete (2002), Egito dos Faraós (2005) e Havana (2010). Em 2008 publicou o romance Cartas do Everest. Gringo, a obra mais recente, foi publicada no ano.

Caio Ritter – Professor, escritor, mestre e doutor em Literatura Brasileira. Entre as obras publicadas estão Eu e o silêncio do meu paiSete patinhos na lagoaPedro Noite e As luas de Vindor. Em 2012 foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria Juvenil com A filha das sombras. Recebeu os prêmios Açorianos (2004, 2006 e 2009), 1º Barco a Vapor (2005), Ages – Livro do ano (2005 e 2006), Orígenes Lessa (2007), além do Selo Altamente Recomendável (2007) e de participar dos Catálogos de Bolonha e White Ravens.
Celso Gutfreind – Médico, doutor em psicologia clínica e pós-doutor em Psiquatria da Infância e da Adolescência. Sua atuação acadêmica é voltada para a pesquisa da utilização terapêutica do conto, reunida no livro O Terapeuta e o Lobo. Já publicou 26 livros, reunindo poesias, ensaios e literatura infantil. Entre os trabalhos de não ficção, um dos destaques é Narrar, Ser Mãe, Ser Pai. Seu trabalho mais recente foi o livro de poemas Em Defesa de Certa Desordem, publicado este ano.

Cíntia Moscovich – Escritora, jornalista, mestre em Teoria Literária e ex- diretora do Instituto Estadual do Livro do Rio Grande do Sul. Entre suas obras, estão O Reino das Cebolas (1996), que rendeu indicação para o Prêmio Jabuti. Já lançou os livros: Anotações durante o Incêndio, Arquitetura do Arco-ÍrisDuas Iguais e Por que Sou Gorda, Mamãe?. O recente trabalho foi o volume de contos Essa Coisa Brilhante que é a Chuva (2012).

Cláudia Tajes – Além de escritora e publicitária atua como roteirista de televisão. Entre os livros publicados estão As Pernas de Úrsula & Outras Possibilidades (2001), Dez (Quase) Amores (2002), A Vida Sexual da Mulher Feia (2005), Louca por Homem (2007) e Só as Mulheres e as Baratas Sobreviverão (2010). O trabalho mais recente foi o romance Por Isso eu Sou Vingativa, lançado na Feira do Livro de 2011.
David Coimbra – Jornalista, cronistas já publicou coletânea dos textos como A Mulher do Centroavante e A Cantada Infalível. No blog escreve histórias seriadas que mesclam erotismo, humor e contemporaneidade – algumas delas editadas nos livros  Pistoleiros Também Mandam Flores (2007)  e Cris, A Fera, e outras Mulheres de Arrepiar (2008). Seu trabalho mais recente é o ensaio de divulgação histórica Uma História do Mundo (2012).

Fabrício Carpinejar – Poeta, jornalista e mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS, Carpinejar é autor de, entre outros, As solas do sol (1998), Biografia de uma árvore (2002) e Caixa de sapatos (2003). Ganhou duas vezes o Prêmio Açorianos, em 2001 e 2002, na categoria poesia. Em 2009, recebeu o Prêmio Jabuti na categoria Contos e Crônicas pela coletânea Canalha!. Ele também publicou as crônicas Mulher Perdigueira (2010) e Borralheiro (2011). A mais recente, lançada este ano, é Espero Alguém.

Francisco Pereira Rodrigues – Com cem anos de idade, é o mais velho candidato a patrono desde a instituição do atual método de escolha. Advogado, contista, poeta e escritor, tem uma obra voltada para o regionalismo e para os temas gauchescos. Entre as suas obras estão Cincerros de Sol (1982), Quintilhas do Meu Tear (1983), Governicho e a Revolução Federalista (1990) e Um Pedaço do Rio Grande (1994), entre outros, além de artigos em jornais e revistas.

Luís Augusto Fischer – Crítico, professor de literatura brasileira na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e escrito. Tem publicados vários livros de contos, crônicas e ensaios. É autor de um best-seller local, o Dicionário de Porto-Alegrês (1999), e também Dicionário de Palavras e Expressões Estrangeiras (2004). Foi o organizador da mais recente  edição de Contos Gauchescos Lendas do Sul, de Simões Lopes Neto.
Maria Carpi – Começou a publicar seus poemas aos 50 anos. É mãe de outro dos candidatos desta edição, Fabrício Carpinejar. Professora, advogada, Defensora Pública, já publicou, entre outros, Nos Gerais da Dor (1990), Desiderium Desideravi (1991), Vidência e Acaso(1992) e A Migalha e a Fome (2000). Também organizou as antologias pessoais Pequena Antologia (1992) e Caderno das Águas. Seu livro mais recente, A Chama Azul, venceu o Açorianos 2012 na categoria Poesia.