Noticiamos aqui no site da 102.3 que o Guns atingiu mais um marco histórico: emplacou a terceira música que ultrapassou um bilhão de streams no Spotify. A faixa é “Paradise City”, lançada no álbum “Appetite for Destruction”, em 1987. Assim como nós, você deve estar se perguntando: “Mas afinal, essa tal de ‘cidade paraíso’ existe mesmo?”. É isso que vamos descobrir hoje! 

A criação de Paradise City

Em sua biografia, publicada em 2007, o guitarrista Slash contou que a ideia do single nasceu no caminho para casa, após um show que o grupo abriu para o Jetboy em San Francisco.

O músico estava brincando com seu violão na van alugada e criou a melodia. O baixista Duff McKagan e o também guitarrista Izzy Stradlin se juntaram no desenvolvimento do arranjo. Slash começou a cantarolar uma linha vocal e, então, Axl Rose deu à luz a frase: “leve-me para Paradise City”.

Slash foi quem criou a continuação “onde a grama é verde e as garotas são bonitas”. O trecho acabou entrando para a versão final, ainda que ele mesmo tenha achado cafona.

Depois que Axl repetiu sua frase original, o guitarrista apresentou uma nova — que, é claro, não foi aprovada: “onde as garotas são gordas e têm peitos grandes”. Ufa!

Mas afinal, a cidade paraíso existe?

Não há registro de nenhum integrante do Guns dizendo que “Paradise City” foi inspirada em alguma cidade específica. Axl Rose, vocalista da banda, é natural de Lafayette, Indiana, e disse à revista Hit Parader em uma entrevista de 1988:

“Os versos são mais sobre estar em uma selva (‘jungle’). Já o refrão é como estar de volta ao Centro-Oeste americano ou em algum outro lugar do tipo.”

Logo, concluímos que, de fato, a “Paradise City” não se refere a um município em específico. Mas conta pra gente: se fosse para escolher, qual seria a tua “cidade paraíso”?

Relembre a faixa abaixo: