No próximo sábado, 16 de dezembro, Paul McCartney retorna ao Maracanã. A última apresentação do ex-Beatle no estádio aconteceu em 1990, para 184 mil pessoas. Enquanto o grande dia não chega, surgem inúmeras especulações sobre o último show da ‘Got back tour’ no Brasil.

Há rumores que vão da possibilidade de que o cantor anuncie sua aposentadoria no Maracanã até a de que o baterista Ringo Starr poderia fazer uma aparição surpresa.

Show de despedida?

No site oficial de Paul McCartney, o show deste sábado é a última data programada, encerrando a agenda de compromissos do cantor. O fato de não haver nada programado para 2024 levantou a suspeita entre os fãs de que o ex-Beatle poderia anunciar no Maracanã sua aposentadoria (ou ao menos o fim das grandes turnês em arenas internacionais).

O fato de o estádio ter um lugar afetivo em sua carreira foi apontado como um “indício” de que ele aproveitaria a volta ao Maracanã para realizar este anúncio oficial.

Anúncio em família?

O fato de as duas filhas do músico com Linda, a estilista Stella McCartney e a fotógrafa Mary McCartney, serem esperadas para o show de sábado, aumentaram as especulações sobre a data ser mais especial do que seu último show no ano. Fãs especulam que o anúncio da aposentadoria poderia ser feito no palco, em família.

Possível participação de Ringo

Os fãs também começaram a especular se o baterista Ringo Starr poderia fazer uma participação surpresa no show. Seria uma oportunidade para Paul ser ovacionado ao lado de outro Beatle remanescente.

Pela agenda de seu site oficial, Ringo só teria shows agendados a partir de maio do ano que vem. Ou seja, se depender dos compromissos profissionais, o baterista estaria livre para vir ao Rio.

‘Now and then’ no setlist?

A possibilidade de que “Now and then” seria finalmente cantada pelo músico na “Got back tour” também foi levantada. Tida como o último single dos Beatles, a música, lançada no dia 2 de novembro deste ano, foi criada com a ajuda de uma ferramenta de inteligência artificial. A IA isolou a voz de John Lennon em um registro em fita cassete em voz e piano, entregue por Yoko a Paul, Ringo e George Harrison em 1994. Com a tecnologia atual, a canção pôde finalmente ser lançada, com a voz de John trabalhada com qualidade profissional. Ouça abaixo:

Para quem não estiver no Maracanã, a apresentação será transmitida pela Disney+ Star+. A Disney+ disponibiliza o documentário “Now and then: a última música dos Beatles” e a série “The Beatles: Get back”.

Leia também: O MELHOR ROMPIMENTO DE BANDA DA HISTÓRIA, SEGUNDO DAVE GROHL.