Steve Harwell, ex-vocalista da banda norte-americana Smash Mouth, faleceu aos 56 anos nesta segunda-feira (4). O comunicado foi publicado nas redes sociais do grupo, que prestou uma homenagem ao cantor.

“Steve Harwell foi um verdadeiro e original americano. Um personagem grandioso que subiu ao céu como uma vela romana. Steve deve ser lembrado por seu foco inabalável e determinação apaixonada para alcançar o auge do estrelato pop. E o fato de ele ter alcançado esse objetivo quase impossível com uma experiência musical muito limitada torna suas realizações ainda mais notáveis. Suas únicas ferramentas eram seu charme e carisma irreprimíveis, sua ambição destemida e imprudente e sua coragem enorme. Steve viveu uma vida 100% a todo vapor. Queimando intensamente em todo o universo antes de se extinguir. Boa noite, Heevo Veev. Descanse em paz sabendo que você mirou nas estrelas e acertou seu alvo magicamente.”

 

Steve Harwell: a primeira voz de Smash Mouth

 

Harwell foi um dos fundadores da banda, que começou em 1994 na Califórnia, e ficou mundialmente conhecida no final dos anos 90, por conta dos hits “All Star” e “Walkin’ On The Sun”. O sucesso cresceu ainda mais após o lançamento da cover “I’m A Believer”, do The Monkees, que, assim como “All Star”, também foi trilha sonora do filme Shrek. Ouça agora:

Há dois anos, o vocalista ficou marcado por uma performance na qual estava desorientado. Na ocasião, Harwell não conseguiu cantar e ainda xingou e ameaçou os fãs. Após o evento, o músico postou um comunicado, nas redes sociais, informando estar passando por problemas de saúde, desculpando-se com os fãs e anunciando sua aposentadoria.

“Eu tentei tanto me virar com as minhas questões de saúde física e mental e tocar para vocês uma última vez, mas não consegui. Eu mal posso esperar para ver o que o Smash Mouth vai conquistar daqui pra frente e estou empolgado para me contar como um dos mais novos fãs da banda”, disse ele em parte do texto.

Steve Harwell foi substituído por Zach Goode, que assumiu os vocais do Smash Mouth em 2021 e segue se apresentando com a banda ao vivo.

Durante a vida, o cantor teve que lidar com momentos bastante difíceis. Em 2001, perdeu o seu filho, o pequeno Presley, de somente seis meses, devido à leucemia.

Steve Harwell havia sido internado devido à insuficiência hepática, após anos de vício em álcool. O cantor estava em casa há três dias em estágio terminal, recebendo tratamento paliativo e acompanhado de amigos e familiares.

Confira também: METALLICA SUPERA TAYLOR SWIFT E QUEBRA RECORDE DE PÚBLICO NO SOFI STADIUM, NA CALIFÓRNIA.