Na autobiografia de Steven Tyler, intitulada “Does the Noise In My Head Bother You”, o vocalista do Aerosmith comentou que Metallica é “uma banda de um truque só”.

“Você não pode definir o que nós [Aerosmith] fazemos, porque fazemos muitos tipos diferentes de música; ao contrário do Metallica, que faz apenas um gênero. Já ouviu uma música lenta do Metallica? Alguma delas você conseguiria dançar num baile?”, provocou.

Embora nenhum dos integrantes do Metallica tenha respondido à provocação de Tyler, é provável que James Hetfield, vocalista da banda, não tenha gostado. O próprio é um dos maiores fãs do Aerosmith. O cantor, inclusive, já revelou que o primeiro show de sua vida foi o da banda, aos 15 anos de idade.

Competição de um só lado

Em 2022, Hetfield e companhia homenagearam o Aerosmith em seu especial “MTV Icons”, chegando a admitir que a banda era a razão pela qual ele queria cantar e tocar guitarra.

“Havia muitos pôsteres na minha parede e o que realmente significou muito para mim foi o de Steven e Joe cantando no mesmo microfone. Minha mãe, que Deus a tenha, era uma artista e projetou minha imagem na parede e me pintou como Steven e Joe, em uma silhueta. Foi muito legal! E eu não conseguia decidir o que era mais legal, então decidi fazer os dois: cantar e tocar guitarra”, declarou o Papa Het.

Curiosamente, Steven Tyler não é o único membro do Aerosmith a fazer uma crítica pública ao quarteto californiano. Em 2009, o Metallica fez um tributo ao Aerosmith em sua cerimônia de posse do Rock and Roll Hall of Fame, onde tocaram “Train Kept a Rollin”. Porém, o guitarrista Joe Perry não ficou feliz com a falta de preparação da banda na época.

“Quando o Metallica foi introduzido no Hall of Fame, Jimmy Page também estava lá. Acho que Jeff [Beck] estava sendo introduzido e eu fui para tocar com o Metallica. A música era ‘Train Kept a Rollin’, e o Metallica não sabia. Eles não conheciam ‘Train Kept a Rollin’. Era como um baterista que não conhecia ‘Wipeout’. Jimmy [Page], Jeff Beck e eu meio que olhamos um para o outro como: ‘Ok, então’. Nós passamos a música para eles e tínhamos o teleprompter. Claro, sem trocadilhos, mas foi um desastre de trem”, afirmou.

Mesmo com as farpas, pelo que todos sabem, as bandas são amigas nos bastidores.

Confira também: ROGER WATERS LANÇA NOVA VERSÃO DE “MONEY”.