“Como Nossos Pais” é uma composição de Belchior, mas que alcançou sucesso nacional na voz de Elis Regina. A música fala sobre o conflito de gerações acentuado pela repressão da Ditadura Militar. Composta na década de 70, a canção foi lançada no álbum “Alucinação”, tornando-se um dos maiores clássicos da música popular brasileira.
Recentemente, a faixa voltou a chamar a atenção do público e repercutir nas redes sociais ao ser utilizada na campanha publicitária que celebra os 70 anos da Volkswagen. No vídeo, foram utilizados recursos de inteligência artificial para recriar a imagem de Elis, que aparece cantando ao lado de sua filha, Maria Rita. Assista:
vídeo da campanha em comemoração aos 70 anos da @vwbrasil.@MariaRita e Elis Regina interpretam, em conjunto, Como Nossos Pais.
o áudio de Elis é original e as imagens do rosto foram geradas via IA, recriadas através de arquivos da internet e de acervo. pic.twitter.com/3FOQBCH8PF
— Acesso Maria Rita (@acessomariarita) July 4, 2023
ALÉM DA LETRA: “COMO NOSSOS PAIS”
Belchior descreveu a sensação gerada por “Como Nossos Pais” com uma palavra: incômodo — o que faz muito sentido, visto que o Brasil estava no auge da Ditadura Militar na época em que a canção foi lançada. O compositor descrevia a faixa como uma música amarga, que indaga a acomodação.
A música inicia com um tom de conselho, como se alguém mais velho — quiçá um pai ou avô — falasse com alguém mais jovem.
“Não quero lhe falar
Meu grande amor
Das coisas que aprendi
Nos discos
Quero lhe contar como eu vivi
E tudo o que aconteceu comigo.”
Logo em seguida, aparece uma referência à ditadura:
“Por isso, cuidado, meu bem
Há perigo na esquina
Eles venceram e o sinal
Está fechado pra nós
Que somos jovens.”
Nesta estrofe, identificamos que a canção não se trata de um pai conversando com o filho, mas sim de um jovem dialogando com a sua geração, que estava vivendo em um período violento e conflituoso.
Belchior, na época, também comentou que a música é uma crítica à inércia da juventude, que se acomodou quando não devia e parou de questionar.
O trecho abaixo pode ser percebido como uma provocação, tentando instigar o ouvinte a ir atrás do que é dele por direito. Ao mesmo tempo, pode ser entendido como uma crítica à censura das coisas mais banais, como as reuniões na rua.
“Você me pergunta
Pela minha paixão
Digo que estou encantado
Como uma nova invenção
Eu vou ficar nesta cidade
Não vou voltar pro sertão
Pois vejo vir vindo no vento
Cheiro de nova estação
Eu sinto tudo na ferida viva
Do meu coração.”
Belchior nasceu em Sobral, no Ceará, e se mudou para o sudeste em busca de melhores oportunidades de carreira. Sabemos que a repressão durante a ditadura era mais forte nas grandes cidades, e talvez alguns considerassem uma boa ideia voltar para o interior. No entanto, o artista, que era amante da arte e estava sempre trabalhando em algo novo, mostra na música sua crença na mudança e esperança por dias melhores.
“Já faz tempo
Eu vi você na rua
Cabelo ao vento
Gente jovem reunida
Na parede da memória
Essa lembrança
É o quadro que dói mais.”
Voltamos ao questionamento com a juventude: resumindo em poucas palavras, o cantor nos diz que faz muito tempo que ninguém faz nada, que todos estão acomodados e que lembrar dos tempos em que a juventude se reunia é o que mais dói nele.
No refrão, chegamos à conclusão da música. Depois de tudo o que já foi dito e questionado, ele conclui que a juventude se tornou justamente aquilo que criticava.
“Minha dor é perceber
Que apesar de termos
Feito tudo o que fizemos
Ainda somos os mesmos
E vivemos
Ainda somos os mesmos
E vivemos
Como os nossos pais
Aqui chegamos à conclusão da música.”
Curiosidade bônus: “vil metal”, termo utilizado na canção, é uma forma poética de se referir ao dinheiro.
Por fim, pode-se compreender que “Como Nossos Pais” é um pedido para que a juventude dê continuidade ao seu papel de contestar e buscar pelo novo. É quase que um chamado para a resistência!
Elis Regina deu voz à canção
Não há dúvidas de que grande parte do sucesso de “Como Nossos Pais” veio por causa da interpretação emocionante e intensa de Elis. A cantora nasceu em 1945, em Porto Alegre, capital gaúcha.
Belchior e Elis Regina se conheceram enquanto ele assistia a uma gravação de Vinicius de Moraes e Toquinho no mesmo local em que Elis ensaiava.
A cantora convidou Belchior para ir até sua casa e gravar algumas músicas, sem saber que de lá sairia um dos maiores sucessos da carreira de ambos. Além de “Como Nossos Pais”, ela também gravou outra composição de Belchior, a animada “Velha Roupa Colorida”.
Elis Regina interpretou músicas de vários outros grandes compositores, como Tom Jobim, Gilberto Gil e Beto Guedes. Com voz potente e interpretações cheias de emoção, ela ganhou cinco vezes o Troféu Imprensa de melhor cantora e, se ainda estivesse viva, certamente teria ganhado mais.
Viva Belchior! Viva Elis Regina! Viva a música popular brasileira!
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.