“The Dark Side of the Moon”, lançado em 1º de março de 1973, não é somente o disco mais icônico do Pink Floyd: é um dos álbuns mais ilustres da história da música. Estima-se que, só na Inglaterra, uma em cada cinco casas tenha esse que ficou conhecido como o “disco do prisma”.

A história da gravação do álbum, que já vendeu mais de 30 milhões de cópias no mundo, está no livro “The Dark Side of the Moon – Os Bastidores da Obra-Prima do Pink Floyd”, de John Harris.

Nas três décadas que sucederam o seu lançamento, o disco teve cerca de 30 milhões de unidades vendidas no mundo todo. Em um contexto global, a afirmação publicada na revista “Q” define o sucesso do álbum: “é virtualmente impossível que se passe um minuto sem que The Dark Side of the Moon toque em algum lugar do planeta”.

SOBRE DARK SIDE

“Dark Side” chegou durante os dias analógicos, com lojas de discos e LPs de vinil, e quando a compra de um álbum era um compromisso. Mesmo com todo o seu sucesso nas rádios FM, as pessoas não abriam mão de ter a sua própria cópia em casa.

Nas palavras de Rick Wright, tecladista, à época em que Dark Side foi composto “parecia que toda a banda trabalhava unida. Foi um período criativo. Estávamos todos muito abertos.” É possível sentir essa sinergia ouvindo cada faixa do tracklist.

Lelê Bortholacci, comunicador da 102.3 Fm, em entrevista ao GZH, confirma as palavras ditas por Rick:

“Existiram centenas de palavras para definir o quão maravilhoso é The Dark Side of the Moon. Tudo de inovador que eles fizeram da questão da música orgânica se transformando também em música eletrônica, mas, acima de tudo, a sensibilidade dos músicos e a forma como isso foi passado para as melodias de um disco que completa 50 anos. Segue absolutamente atual e influenciou incontáveis coisas que vieram depois não só do rock, mas da música como um todo. É um dos discos mais importantes da história da música, da história do rock e da minha vida.”

Julio Fürst compartilha do mesmo sentimento:

“Preservado no meu acervo de vinil, até hoje boto pra rodar e descubro novos detalhes, nuanças sonoras e harmônicas que tornaram The Dark Side of the Moon um dos álbuns mais vendidos e elogiados de todos os tempos. Um autêntico imortal.”

NOVIDADES ESTÃO POR VIR

No dia 24 de março, o Pink Floyd lançará a edição comemorativa de 50 anos do álbum “The Dark Side of the Moon”.

A nova caixa deluxe inclui CD e vinil gatefold do disco original remasterizado, além de áudio Blu-ray + DVD com mixagem 5.1 original e versões estéreo. O pacote também inclui um Blu-ray adicional do mix Atmos, além do CD e LP de “The Dark Side of the Moon – Live at Wembley Empire Pool, London, 1974”.

Contagem regressiva para março e vida longa ao legado de Pink Floyd!