Neste sábado (31), véspera de Réveillon, a nossa rainha Rita Lee completará 75 anos de existência — e QUE existência! Ao longo de sua história, a Rainha do Rock Brasileiro transitou por inúmeros gêneros musicais e participou de importantes movimentos culturais.

Rita é uma grande referência para as mulheres na música, com suas canções que falam sobre a independência e a sexualidade feminina sem tabus. Dentre estas canções, a sensual “Mania de Você” se destaca.

Lançada em 1979, a faixa fala sobre a intimidade de Rita Lee com Roberto de Carvalho, seu companheiro desde 1976. O hit liderou o ranking das suas músicas mais gravadas e tocadas nas rádios.

A HISTÓRIA DE “MANIA DE VOCÊ”

A música foi escrita por Rita Lee e Roberto de Carvalho e está presente no primeiro álbum da cantora. O trabalho é o primeiro da parceria da dupla, que fez uma série de discos e shows juntos.

Cheia de luxúria, a música exalta a química sexual entre um casal que morre de desejo um pelo outro. Foi desse clima de paixão que ela, de fato, surgiu:

“Foi em cinco minutos que a gente fez Mania de Você. A gente tinha acabado de transar, ele pegou o violão e eu o caderninho e começamos: ‘Meu bem, você me dá água na boca…'”, contou a cantora em seu Songbook – Volume 2.

“A gente estava em estado de graça”, completou a artista.

UMA CANÇÃO REVOLUCIONÁRIA

A canção foi um sucesso, principalmente por falar sobre sexualidade a partir de um ponto de vista feminino, algo ainda bastante incomum na época. Era um momento em que os movimentos feministas começavam a reivindicar a liberdade sexual para as mulheres.

Ouça agora:

No entanto, Rita Lee parecia estar menos inspirada em questões políticas e mais voltada para os assuntos sentimentais. Em uma entrevista ao Jornal do Brasil, em 1979, a cantora disse o seguinte:

“Nunca fiz música romântica porque nunca me vi envolvida com o tema para fazer. Agora, eu casei, estou apaixonadíssima por meu marido, por meus filhos. Por isso, escrevi e cantei ‘Mania de Você’, essa balada salerosa.”

A faixa chegou a ser usada como trilha sonora de um comercial da Ellus da época, que acabou sendo censurado pelo seu teor sexual.

RITA E ROBERTO

Rita Lee e Roberto de Carvalho se conheceram em 1976 e, desde então, não se largaram mais: gravaram dez álbuns juntos entre os anos de 1979 e 1990. O casal, no entanto, só veio a oficializar o casamento em 1996, após vinte anos de união conjugal.

Recentemente, o músico relembrou os velhos (e maravilhosos) tempos:

“Foi um verdadeiro tsunami, as músicas estavam em toda parte, as pessoas cantavam, as rádios tocavam sem parar, o disco vendia a rodo e, o mais importante: tocou profundamente os corações de tantas pessoas numa época tão difícil de repressão ostensiva, de pouca liberdade.”

Ele creditou o sucesso à originalidade da obra:

“No fim, conseguimos nos livrar de estereótipos que já vinham projetados nela, construímos uma obra musical original, longe de ser algum repeteco requentado do que ela vinha fazendo antes. O resultado foi espetacular.”

“Mania de Você” toca até hoje nas rádios, nas casas e no coração dos fãs de Rita!

Confira também: 5 CURIOSIDADES SOBRE RITA LEE.