Na semana passada, a artista Anitta causou polêmica ao falar sobre o tratamento que recebeu da produção do Rock In Rio. A cantora se apresentou pela primeira vez no evento em 2019, no Palco Mundo, e afirmou não pisar mais no festival – e claro, também falou sobre a diferença de tratamento entre artistas estrangeiros e brasileiros.

Mas muito antes de Anitta, outara artista importantíssima para a cultura brasileira já havia manifestado insatisfação com o festival. Rita Lee também já se recusou a fazer uma segunda participação do evento por fatos parecidos.

Em entrevista à Marília Gabriela em 1991, Rita declarou que não esteve no evento naquele ano “por uma sorte muito grande”.

“Eu gosto muito de festival, acho legal essa coisa planetária. Aí eu achei que, no primeiro Rock in Rio, que eu participei, tinha uma coisa muito estranha por trás. A gente – os músicos brasileiros -, ficou meio que de cobaia lá. Para testar a luz, testar o som… Não pode ensaiar”.

“Na noite em que eu fiz minha apresentação, era a de Ozzy Osbourne. E, de repente, ele tinha as [imita reverência] e eu tinha que me “acochambrar” à coisa. E eu senti que não era só comigo, era com todo mundo. Uma grande falta de respeito. Aí, no segundo, eu falei: ‘Quer saber? Não vou”, finalizou a roqueira.