Todo mundo sabe que os Beatles moldaram a história da música. Os Garotos de Liverpool formaram o grupo em 1960 e fizeram parte do desenvolvimento da contracultura e do reconhecimento da música popular como forma de arte.

Liderados pelos dois principais, Lennon e McCartney, eles construíram uma reputação tocando em clubes de Liverpool e Hamburgo durante três anos a partir de 1960, inicialmente com Stuart tocando baixo. Lennon, McCartney e Harrison, juntos desde 1958, passaram por uma sucessão de bateristas, incluindo Pete Best, antes de pedirem a Starr que se juntasse a eles, em 1962.

Enraizados do skiffle, beat e rock and roll da década de 1950, seu som incorporava elementos da música clássica e pop tradicional de maneiras inovadoras. Como forma de homenagem à semana do rock, hoje vamos te contar como que os Beatles conquistaram o mundo. Vem com a gente!

Primórdios

Começando do começo, a banda foi formada inicialmente por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Stuart Sutcliffe. Mas antes de se juntarem, é curioso saber que em março de 1957, John Lennon estava com 16 anos e resolveu formar um grupo de skiffle com vários amigos da Quarry Bank High School, em Liverpool. Eles se chamaram brevemente de Blackjacks, antes de mudar o nome para The Quarrymen.

Paul McCartney, com quinze anos, juntou-se a eles como guitarrista rítmico logo depois que ele e Lennon se conheceram em julho. Em fevereiro de 1958, McCartney convidou seu amigo George Harrison para assistir à banda, que na época tinha 15 anos. Ele fez um teste para Lennon e chegou até o impressionar, mas ele achou que Harrison era muito novo para se juntar á eles. Com muita insistência, Harrison acabou se integrando ao grupo.

O amigo da escola de arte de Lennon, Stuart Sutcliffe, foi quem opinou de mudar o nome da banda para “Beatals”, como uma homenagem a Buddy Holly e aos The Crickets. Eles usaram esse nome até maio, quando se tornaram os Silver Beetles. No início de julho, eles haviam se remodelado como os “Silver Beatles” e, em meados de agosto, abreviado o nome para The Beatles. Após alguns acontecimentos, Ringo Starr entrou na banda substituindo Best, que já entrará no lugar de Sutcliffe, devido à sua morte precoce.

*curiosidade
Em 1963, eles haviam concordado que todos os quatro membros da banda contribuiriam com os vocais de seus álbuns – incluindo Starr, apesar de seu alcance vocal restrito, para validar sua posição no grupo. Lennon e McCartney haviam estabelecido uma parceria de composição e, à medida que o sucesso da banda crescia, sua colaboração dominante limitava as oportunidades de Harrison como vocalista principal.

Primeiro álbum e Beatlemania

Em 11 de fevereiro de 1963, os Beatles gravaram dez músicas durante uma única sessão de estúdio para seu primeiro álbum, Please Please Me. O álbum foi complementado pelas quatro faixas já lançadas em seus dois primeiros singles. Após o sucesso moderado de “Love Me Do”, o single “Please Please Me” teve uma recepção mais enfática. Lançada em janeiro de 1963, dois meses antes do álbum com o mesmo nome, a música alcançou o número um em todas as paradas do Reino Unido, exceto a Record Retailer, onde alcançou o número dois.

A banda fez uma turnê no Reino Unido três vezes no primeiro semestre de 1963: uma turnê de quatro semanas que começou em fevereiro – a primeira em todo o país dos Beatles, antecedeu turnês de três semanas em março e maio a junho. À medida que sua popularidade se espalhava, uma frenética adulação do grupo se estabeleceu. Saudada com entusiasmo pelos fãs, a imprensa apelidou o fenômeno “beatlemania”.

Invasão Britânica

Em 7 de fevereiro de 1964, uma multidão de quatro mil fãs ingleses no Aeroporto Heathrow acenou para os “garotos de Liverpool”, que partiam pela primeira vez aos Estados Unidos como um grupo. Os Beatles foram saudados por cerca de três mil pessoas (estima-se que o aeroporto nunca tenha presenciado tamanho número de pessoas). Após uma coletiva de imprensa, os Beatles partiram em limusines para Nova York.

Os Beatles fizeram sua primeira aparição ao vivo na televisão americana no The Ed Sullivan Show, em 9 de fevereiro de 1964. Aproximadamente 74 milhões de telespectadores – cerca da metade da população americana – assistiu ao grupo tocar no programa. Na manhã seguinte, muitos jornais escreveram que os Beatles não eram nada mais do que uma “moda passageira”,[g] e que não levariam sua música por todo o Atlântico. Em 11 de fevereiro de 1964, fizeram seu primeiro show ao vivo nos Estados Unidos, no Washington Coliseum, em Washington, D.C.

Em 6 de junho de 1964, o filme que se tornaria um clássico cult, sendo considerado por alguns como o grande precursor da ideia dos vídeos musicais, A Hard Day’s Night (Os Reis do Iê, Iê, Iê no Brasil), foi lançado no Reino Unido, sendo o primeiro a estrelar a banda. O filme é sobre os quatro membros que tentam, em território londrino, tocar em um programa de televisão. Lançado no auge da beatlemania, inclusive focando-a na maior parte das cenas, embora sem transformá-las em um documentário. O filme foi bem recebido pela crítica e continua a ser um dos mais influentes no que se diz respeito à música.

Em 15 de agosto de 1965, os Beatles fizeram o primeiro show da história do rock and roll num estádio aberto, ao se apresentarem no estádio de beisebol Shea Stadium, Nova Iorque, para uma multidão formada por 55.600 pessoas.

Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band

Os Beatles voltaram aos estúdios da Abbey Road em 24 de novembro para começar a produzir seu oitavo e mais aclamado álbum, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, que foi lançado em 1 de junho de 1967, popularizando ainda mais a banda. Dois dias depois do lançamento do disco, em 3 de junho de 1967, Jimi Hendrix já tocava a faixa-título em seus concertos, o que deixou McCartney particularmente emocionado.

Além de ter sido o primeiro álbum de rock a ganhar os Grammys de “melhor álbum do ano”, “melhor álbum contemporâneo”, “melhor capa” e “melhor engenharia de som”, o Sgt. Pepper’s, quando colocado no mercado, bateu todos os recordes de venda.

Outro feito que popularizou o grupo – que caminhava rumo ao seu final – surgiu em um segmento no programa Our World, o primeiro programa do mundo ao vivo a transmitir, via satélite, imagens para o mundo inteiro. Os Beatles foram transmitidos diretamente do Abbey Road Studios e a nova canção, “All You Need Is Love”, escrita por Lennon, foi gravada ao vivo durante a apresentação.

Separação

Devido a muitas ideias diferentes, o grupo anunciou a sua separação em 1970. Após o rompimento, todos os quatro membros obtiveram sucesso como artistas solo. Lennon foi baleado e morto em dezembro de 1980 por Mark David Chapman, e Harrison morreu de câncer de pulmão em novembro de 2001. McCartney e Starr permanecem musicalmente ativos.

E foi assim que os Beatles se eternizaram na memória de todos. Gostou de saber sobre eles?