Fã de rock ou não, basta tocar os primeiros acordes de Should I Stay or Should I Go pra reconhecer a música. Lançada ainda na década de 80, a música ganhou notoriedade mundial novamente após ser parte da trilha sonora da série Stranger Things (por mais que ela nunca tenha saído de moda).

No Além da Letra de hoje, vamos especular um pouquinho mais sobre a história dessa letra e os mistérios que rondam o hit. Bora? Vem com a gente!

Desde o seu lançamento no início dos anos 80, o significado do hit ficou rodeado por dois rumores: o primeiro é que a música poderia estar falando da demissão de Jones, que foi expulso da banda por Joe Strummer e Paul Simonon que alegaram como justificativa algumas divergências com o cantor, atrelado ao comportamento complicado.

Contudo, Should I Stay or Should I Go foi lançada em 1982 e a demissão aconteceu no ano seguinte. Ele poderia ter abordado mais tarde esses conflitos? Talvez sim, mas é aí que entra a segunda teoria (a mais aceitável), onde diz que a canção fala sobre o relacionamento de Jones com a cantora americana Ellen Foley.

Mas agora deixando de lado as especulações, o próprio Mick Jones já se pronunciou sobre o assunto e o mesmo disse que a letra não se trata de ninguém ou de alguma situação específica. Ele disse que apenas queria produzir um clássico, e foi assim que a música surgiu.

Agora que você já sabe o significado, que tal relembrar (e cantar) esse clássico?