Milton Nascimento com certeza é um patrimônio histórico da nossa Música Popular Brasileira. Ele que nasceu no Rio de Janeiro, mas cresceu em Minas Gerais, tornou-se conhecido nacionalmente, quando a canção “Travessia”, composta por ele e Fernando Brant, ocupou a segunda posição no Festival Internacional da Canção, de 1967.

Com todo esse talento, Milton já gravou 34 álbuns e fez diversas parcerias musicais nacionais e internacionais. Já passou levando a sua música para América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África, se consagrando mundo a fora.

Que ele é um artista sem igual, isso todos nós já sabemos. Hoje nós vamos conhecer Milton Nascimento mais a fundo, com 5 curiosidades sobre ele. Vem com a gente e confira!

1- Milton Nascimento foi apelidado de Bituca na infância por sempre fazer bico ao ser contrariado. O apelido perdura até hoje e ele ainda é chamado assim pelos amigos mais próximos!

2- Ele foi adotado aos dois anos de idade após a morte de sua mãe. Milton ficou órfão com apenas dois anos de vida quando foi morar com a avó em Juiz de Fora (MG). Lá, foi adotado por Dona Lília e Seu Josino.

3- Foi um dos fundadores do Clube da Esquina, grupo de músicos de vanguarda em Minas Gerais. Ele surgiu entre a amizade de Milton com os irmãos Borges (Marilton, Márcio e Lô), no bairro de Santa Tereza, Belo Horizonte, nos anos 1960.

4- Aprendeu a tocar os instrumentos musicais ainda criança, com a ajuda da mãe adotiva. Dona Lília era professora de música e o ensinou a tocar sanfona, gaita e violão.

5- Assim como ele foi adotado, também adotou um filho, chamado Augusto. Ele conta com orgulho que adotou o menino aos 13 anos: “um filho como eu, nascido de outra família que se tornou minha”. Apesar de Augusto ter família, Milton se afeiçoou ao menino como um pai e passaram a morar juntos. Aos 26 anos, o rapaz foi oficialmente adotado em cartório passando a assinar Augusto Kesrouani do Nascimento, com permissão da família biológica.

E você já sabia dessas curiosidades sobre o cantor?