Hoje se completam 5 anos que o pioneiro do rock nos deixou. Chuck Berry foi um importante cantor estadunidense que ajudou a refinar e desenvolver o rhythm and blues nos principais elementos que tornaram o rock and roll distinto.

Escrevendo letras focadas na vida adolescente e no consumismo, e desenvolvendo um estilo musical que incluía solos de guitarra e espetáculo, Berry tornou-se uma grande influência na música rock subsequente.

Chuck foi um dos primeiros músicos a entrar no Rock and Roll Hall of Fame em sua estreia em 1986; ele foi citado por ter “lançado as bases para não apenas um som do rock and roll, mas para a postura rock and roll”. Devido ao seu talento, Berry é citado em diversas listas da revista Rolling Stones como um dos maiores artistas de todos os tempos, chegando a ficar em quinto lugar nas listas de 2004 e 2011 dos “100 maiores…”.

Apelidado pela National Broadcasting Company como o “Pai do Rock and Roll”, suas músicas também aparecem em listas importantes. Na que inclui as 500 canções que moldaram o rock do Rock and Roll Hall of Fame, três são de Berry: “Johnny B. Goode”, “Maybellene” e “Rock and Roll Music”. “Johnny B. Goode” é a única canção de rock and roll incluída no Voyager Golden Record.

Em 18 de março de 2017, Berry foi encontrado morto em sua casa aos 90 anos. De acordo com o seu médico pessoal, o músico teria sofrido uma parada cardíaca.

Mesmo após 5 anos de sua partida, Chuck ainda segue vivo na memória de todos os fãs do bom e velho rock. Para homenageá-lo, separamos 4 sucessos que marcaram a vida e carreira do artista. Confira abaixo:

Johnny B. Goode

Maybellene

Rock ‘n’ Roll Music

Route 66