Hoje a gente veio falar de um ritmo diferente do que estamos acostumados
a ver aqui, que traz muito da influência do Jazz dos anos 40. É claro que estamos falando de Rhythm and blues – ou mais conhecido como R&B. Originalmente, o termo R&B surgiu na década de 1940 pela Billboard, como forma de descrever artistas afro-americanos dessa época, que tocavam ritmos baseados no jazz com uma batida mais pesada.

O termo teve uma série de mudanças no seu significado. Começando na década de 1960, após este estilo de música contribuir para o desenvolvimento do rock and roll, a expressão R&B passou a ser utilizada – especialmente por grupos brancos – para se referir a estilos musicais que se desenvolveram a partir do blues e seus associados.

Já nos anos 90, foi instituído o termo R&B Contemporâneo, um subgênero com influências soul, funk e hip-hop na música pop. Atualmente, o R&B contemporâneo se ramificou criando outras categorias – exemplo que encontramos no Grammy – criadas para premiar os artistas do estilo.

Hoje nós vamos conhecer os principais artistas deste estilo que já atravessa décadas. Partiu?

– Marvin Gaye

Um dos maiores artistas que já passou pelo estilo. Começou sua carreira na década de 60, passando a ter fama internacional durante os anos de 1960 e 1970. Com seu bem-sucedido álbum What’s Going On, de 1971, e outros lançamentos subsequentes, provou também que poderia tanto escrever quanto produzir seus próprios discos sem ter de confiar no sistema de gravadoras. Foi vencedor de dois prêmios Grammy com o hit Sexual Healing.

– Alicia Keys

Alicia Keys é uma das principais cantoras do R&B Contemporâneo. Seu álbum de estreia, Songs in A Minor, foi um sucesso comercial, vendendo mais de doze milhões de cópias em todo o mundo em 2001. O álbum ganhou cinco Grammy Awards em 2002, tornando-se a segunda cantora americana a ganhar cinco Grammys em uma noite. If I Ain’t Got You é um de seus maiores sucessos e considerada como uma das melhores músicas da artista.

– The Weeknd

Para provar que o R&B está super contemporâneo, The Weeknd é referência. Ele ajudou a expandir a paleta musical do R&B, ao incorporar influências indie e de música eletrônica; seu trabalho é classificado como R&B alternativo. Em 2015, ele se tornou o primeiro artista a ocupar simultaneamente as três primeiras posições da parada estadunidense Billboard R&B Songs com “Can’t Feel My Face”, “Earned It” e “The Hills”.

– Prince

Ele foi um dos únicos artistas que conseguiu misturar tantos estilos com maestria. Prince conseguiu criar músicas que passavam do R&B, do rock, do soul, do funk e do hip hop como ninguém. Foi inúmeras vezes indicado ao Grammy nas categorias de R&B. Ele serviu de influência para artistas como The Weeknd e Bruno Mars.

– Bruno Mars

Vindo de uma família com uma grande tradição musical, seu talento só podia se explicar assim. Começou sua carreira como produtor e compositor, até lançar seu álbum de estreia, Doo-Wops & Hooligans, em 2010. Transitando entre o pop, o funk, o R&B e outros estilos, é dono de inúmeros hits, incluindo 24k Magic.

 

E aí, já tem o seu favorito?