Quando a banda é boa, ela cria hits que se tornam hinos que atravessam gerações. É o caso do Journey, que desde o início da carreira, coleciona músicas inéditas e jamais esquecidas.
Um desses hits é “Don’t Stop Believin” lançada em 1980, que além da letra envolvente, tem um ritmo que cativa qualquer um. É apontada por muitos fãs como a preferida do grupo.
Contudo, o sucesso da canção não ficou restrito a década de 80. Em 2009, “Don’t Stop Believin” fez parte da trilha sonora da série Glee e voltou a ser ouvida até por quem ainda não a conhecia. Então se você é mais novo e assistiu a série, com certeza vai lembrar das cenas em que o elenco canta e dança a canção.
Atualmente, durante a pandemia da Covid-19, a música foi relembrada e cantada no mundo inteiro como uma mensagem de esperança e superação. Ela começou a ser tocada nos hospitais dos Estados Unidos, para transmitir força à equipe de saúde e aos infectados, toda vez que um internado era liberado.
Com o sucesso que já dura décadas, que tal saber a história desse hino de esperança? No Além da Letra de hoje você vai descobrir como a canção surgiu. Vem com a gente!
Embora a melodia lembre uma música romântica internacional, na verdade a letra trata de um tema totalmente diferente. Steve Perry, cantor e compositor da música, disse que a inspiração surgiu quando a banda fazia uma série de shows em Detroit, nos Estados Unidos. Quando ele estava deitado no quarto de hotel, olhou para a janela e um trecho da música começou a se formar em sua cabeça:
Strangers waiting (Estranhos esperando)
Up and down the boulevard (Subindo e descendo a avenida)
Their shadows searching in the night (Suas sombras procurando na noite)
Streetlights, people (Luzes da rua, pessoas)
Living just to find emotion (Vivendo apenas para encontrar emoções)
Hiding somewhere in the night (Escondidos em algum lugar pela noite)
A expressão “streetlights people”, presente nessa estrofe, está relacionada à escuridão da noite, com poucos focos de luz iluminando as ruas. Segundo ele, esse é um típico cenário daquela cidade.
Mas a música não se resume só a uma homenagem a Detroit e o seu cenário. Don’t Stop Believin também nos traz uma mensagem de esperança para seguir em frente, independentemente dos obstáculos. É uma verdadeira metáfora da vida moderna nas grandes cidades, com os seus encontros e desencontros, vitórias e derrotas, mas com a esperança de nunca parar de acreditar!
Agora que você sabe do verdadeiro significado, que tal relembrar esse clássico para lembrar de não perder a esperança em tempos tão difíceis? Clica no play e cante com a gente <3
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.