Quem não conhece o clássico “They Don’t Care About Us”, música do Michael Jackson, que teve até um videoclipe gravado aqui no Brasil? Presente no álbum HIStory: Past, Present And Future, Book I, de 1995, o hit é um dos mais conhecidos e importantes da carreira do Rei do Pop, com uma letra a favor dos direitos humanos.

Mas você sabe o real significado por trás da música? No Além da Letra de hoje você fica sabendo! Confere aí.

They Don’t Care About Us é uma música que causou algumas controvérsias antes de chegar nas rádios. Apesar de denunciar o descaso com pessoas excluídas e ser um protesto contra a violência policial, a música virou alvo de polêmica devido a acusações de antissemitismo, por conta de alguns versos que podiam – ou não – ter um duplo sentido.

Jew me, sue me (Chame-me de judeu, me processe)
Everybody, do me (Todo mundo, acabem comigo)
Kick me, kike me (Chutem-me, me chamem de kike)
Don’t you black or white me (Não diga que sou preto ou branco)

O problema encontrado é justamente na palavra “kike”, que é usada por supremacistas estadunidenses brancos, para se referir de forma pejorativa aos judeus. Em contrapartida, o verso fez com que o colunista do The New York Times, Bernard Weinraub, escrevesse em sua resenha que o cantor era antissemita. Em decorrência da interpretação de Weinraub, algumas rádios evitaram de tocar a faixa, que ficou em trigésimo lugar nas paradas do país. Além disso, Michael teve o álbum recolhido e precisou regravar a música. A nova edição de HIStory veio com um pedido de desculpas.

Sobre a polêmica, o cantor emitiu uma declaração: “A ideia de que estas palavras possam soar de forma preconceituosa é extremamente dolorosa para mim. A canção, na verdade, é sobre a dor do preconceito e do ódio e é uma maneira de chamar a atenção para problemas sociais e políticos. Estou irritado, magoado e, por que não dizer, revoltado, com o fato de a canção ter sido interpretada de forma errônea”.

Mas, a inspiração para escrever a música veio realmente de dois episódios muito específico envolvendo a brutalidade policial. A primeira delas, teria sido o espancamento de Rodney King em 1991, obviamente pela polícia. Embora a agressão tenha sido registrada em vídeo, os policias responsáveis pelo espancamento foram absolvidos por um júri formado por pessoas brancas. Isso acarretou uma série de protestos em Los Angeles.

A segunda motivação foi pessoal. Em 1993, Michael Jackson foi acusado pela primeira vez de ter abusado sexualmente de uma criança. Com isso, a revolta de Michael se deu quando ele foi submetido a uma batida policial em sua casa. Na ocasião, foi feita uma revista de 25 minutos, na qual foi obrigado a ficar sem roupas e ter seu corpo filmado.

Como ele é um homem negro, o artista rebateu dizendo que as acusações eram falsas e que era constantemente vítima de racismo. Assim, Michael escreveu a canção como uma forma de protesto e demonstrar empatia ás pessoas vítimas de opressão.

Agora que você sabe o verdadeiro significado da música, que tal relembrar esse hit? Aperta o play aqui embaixo com o clipe gravado no Brasil.