Famoso por ter sido um ativista da paz britânico, John Lennon foi o fundador e principal Beatle. Reverenciado pelas suas composições junto ao seu colega, Paul McCartney, também é apontado por alguns como o principal causador da separação dos garotos de Liverpool.

Lennon caracterizou uma figura de natureza rebelde e sagaz em suas músicas, desenhos e entrevistas. No auge da sua fama em 1960, chegou a publicar dois livros: “In His Own Write” e “A Spaniard in the Works”, ambos coletâneas de escritos sem sentido e desenhos de rabisco.

Já em 1967 com “All You Need Is Love”, suas músicas foram adotadas como hinos pelo movimento antiguerra e pela contracultura da época. Entre 1968 e 1972, John produziu mais de uma dúzia de gravações com sua esposa, Yoko Ono, incluindo uma trilogia de álbuns de vanguarda, seu primeiro álbum solo – John Lennon/Plastic Ono Band – e os sucessos internacionais “Give Peace a Chance”, “Happy Xmas (War Is Over)” e a aclamada “Imagine”, canção que você vai descobrir a história por trás dela no Além da Letra de hoje.

O single “Imagine” foi escrito por John Lennon em 1971. Foi o single de mais sucesso na carreira solo de Lennon, se tornando um dos mais vendidos. Sua letra encoraja o ouvinte a imaginar um mundo em paz, sem barreiras nas fronteiras ou divisões de religiões e nacionalidades e considerar a possibilidade de que o foco da humanidade deveria estar em viver uma vida desapegada de bens materiais.

A canção foi inspirada nos poemas de sua esposa, Yoko, mais especificamente um intitulado “Cloud Piece”, tirado do livro “Grapefruit”, de 1964. O poema ainda foi utilizado na contracapa do álbum Imagine. Lennon disse que a composição deve ser creditada como uma canção de Lennon/Yoko, já que ela deu inspiração para John escrever o single.

Em entrevista para a revista Playboy em 1980, John foi perguntado sobre o significado da canção. Lennon disse ao entrevistador que Dick Gregory havia dado para sua esposa um livro de oração cristã, que foi o responsável pela inspiração do artista. Com a influência combinada de “Cloud Piece” e o livro de orações que lhe foi dada por Gregory, Lennon escreveu um “Hino humanista para o povo”.

“‘Imagine’, que diz:” Imagine que não tem mais religião, não tem mais países, não tem mais política, “é praticamente o manifesto comunista, mesmo que eu não sou particularmente um comunista e eu não pertenço a nenhum movimento”. e continuou: “Não há um estado comunista real no mundo, você tem que perceber que o socialismo que falo não é a forma como alguns russo idiota ou algum chinês podem fazer”, declarou John Lennon sobre o single.

A música foi eleita pela revista Rolling Stone a 3ª maior música de todos os tempos. Recebeu o prêmio Grammy Hall of Fame e uma indução dentro do museu Rock and Roll Hall of Fame como uma das 500 músicas que moldaram o Rock. John Lennon ainda descreve a canção como sendo antirreligiosa, antinacionalista, anticonvencional e anticapitalista.

Agora que você entendeu a origem e o significado da letra, relembre um dos maiores clássicos do rock.