“Tãnana. Let’s go, girls!”. Não tem como falar de rock sem pensar nas inúmeras mulheres que vieram para quebrar barreiras, tanto no gênero musical quanto na sociedade.

Inúmeras artistas foram essenciais para tornar o rock como ele é hoje, compondo e performando músicas de formas revolucionárias. Através de seus talentos e coragem, criavam canções subversivas e questionavam misoginia, a política, a sociedade e muito mais.

Levando em consideração o conservadorismo dos anos 60 e 70, algumas mulheres vieram para quebrar barreiras. Na época, mal podiam sair do padrão imposto pela sociedade, nem estudar e muito menos dar opiniões. Mas, para a nossa alegria, lá estavam essas artistas icônicas, com as suas roupas ousadas e guitarras na mão, falando o que pensavam. Para valorizar o que tem de melhor no mundo, separamos 5 mulheres que fizeram história no gênero. Confere aí <3

Janis Joplin

Uma das maiores influências dos anos 60, Janis Joplin ficou conhecida como a “Rainha do Rock ‘N’ Roll”. Ela é a primeira referência que temos quando falamos do rock da década. A cantora foi pioneira na sua época e viveu intensamente, além de deixar músicas incríveis para nós como Piece Of My Heart, Cry Baby e Summertime.

Rita Lee

A paulistana Rita Lee é uma artista completa e conhecida como a “Rainha do Rock Brasileiro”. Ex-integrante dos grupos “Mutantes” e “Tutti-Frutti” , Rita teve uma contribuição fundamental na revolução da música e sociedade. Nas suas canções, ela colocava o sentimento de ironia e reivindicação da independência feminina. O mais revolucionário de tudo, é que a musa do rock brasileiro fez uma carreira inteira sem pedir desculpas: falava o que dava na telha, criava músicas sobre tudo e conquistou a admiração de Elis Regina a João Gilberto. Relembre o sucesso “Lança Perfume”.

Cássia Eller

Cássia Eller foi uma referência do rock dos anos 90. Quem já ouviu, jamais esqueceu sua voz marcante e seu jeito carismático. Infelizmente, Cássia nos deixou precocemente, mas seu legado reina até hoje. Foram 5 álbuns de estúdio, sendo que o mais bem sucedido foi o Acústico MTV (2001), que garantiu o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock. Nos últimos meses de vida, fez história com uma apresentação inesquecível no Rock In Rio 2001, onde tinha no line-up bandas como R.E.M, Foo Fighters e Barão Vermelho. Ouça o maior sucesso de Cássia Eller, “Malandragem”.

Joan Jett

Dona do hit incrível “I Love Rock N Roll”, não tem como não incluir Joan Jett, né? Em carreira solo ou na companhia das incríveis ‘The Runaways’, Joan sempre foi uma artista icônica de muita presença. Ela é considerada uma das maiores guitarristas do rock e suas faixas tocam até hoje em muitos filmes e séries por aí. De qualquer modo, Joan moldou seu nome na história do rock como uma roqueira de primeira classe.

Pitty

Encerramos a nossa lista com a baiana do rock, Pitty. Sem sombra de dúvidas, Pitty é um dos maiores nomes do rock nacional. A presença e potência vocal que Pitty tem no palco, é coisa de outro mundo. Ela nos presenteou com inúmeros hits como “Máscara”, “Admirável Chip Novo”, “Equalize”, “Me Adora”, “Setevidas”, “Te Conecta”, entre outros. Pra exaltar esse talento, relembre o marcante “Teto De Vidro”.

Elas são maravilhosas, não são? Para mais posts como este, fique ligado no blog da 102.3 FM, a estação com a melhor playlist do rádio e melhor conteúdo no digital!