Antônio Carlos Belchior, ou apenas Belchior, foi um grande cantor e compositor nordestino, nascido em Sobral, no Ceará, no ano de 1946.

Ele foi um dos pioneiros da MPB do nordeste brasileiro a fazer sucesso internacional, pela década de 1970. Em seu segundo álbum de estúdio “Alucinação”, de 1976, já era considerado por vários críticos um dos mais revolucionários da história da MPB e um dos mais importantes de todos os tempos para a música brasileira.

Para frisar o seu talento, em 2012 Belchior apareceu na posição 58 da lista “As 100 Maiores Vozes da Música Brasileira” pela Rolling Stone Brasil. Mas que ele é um nome da música brasileira todo mundo já sabe. Então aqui vai 5 curiosidades pra você conhecer ainda mais o artista. Confere aí

1- Belchior viveu em um monastério

Com 16 anos, Belchior se mudou para Fortaleza, ingressou em um colégio para padres e decidiu estudar filosofia. Após o término dos estudos, decidiu viver um período religioso na comunidade de frades italianos. Neste período que aprendeu as línguas latim e italiano.

2- O artista era poliglota

Além de conhecer muito bem o português, Belchior era poliglota. Ele falava inglês, espanhol, italiano, francês e latim. Como dito acima, aprendeu latim e italiano enquanto esteve no monastério. Ele sempre fez questão que essas línguas aparecessem em algum momento em suas canções.

3- Ele estudava Medicina.

Além do talento para música, Belchior tinha talento para o estudo. Havia passado no curso de Medicina, onde cursava já fazia 4 anos, Em 1971, mesmo ano em que venceu o Festival Universitário da MPB, largou o curso de Medicina para se dedicar à música.

4- Belchior já morou em Porto Alegre

Após o seu último “desaparecimento”, nos últimos anos de sua vida, Belchior mudou-se para Porto Alegre e residiu pelo Rio Grande do Sul até a sua morte, que aconteceu na cidade Santa Cruz do Sul, dia 30 de abril de 2017, aos 70 anos. A causa da morte foi a ruptura de um aneurisma da aorta, a principal artéria do corpo humano.

5- Belchior tinha 21 irmãos

Um fato que poucas pessoas sabem, mas a família de Belchior lotava facilmente um ônibus. Ao total, eram 22 filhos de dois casamentos. O primeiro resultou em 10 filhos. Não satisfeito, o pai casou-se novamente e fez mais 12 filhos. Em entrevista, Gilberto Belchior, um dos irmãos, falou “Para reunir numa mesa, só um banquete, né? 22 irmãos! Papai, por sorte, era dono de uma mercearia no interior. É difícil eu falar até o nome de todos os irmãos”.

 

E aí, qual dessas curiosidades tu já sabia? Fique ligado aqui no blog da 102.3 FM, todo dia sai um conteúdo especial pra você!