Há exatamente 32 anos atrás, a banda Nirvana lançava o primeiro álbum da sua carreira, o famoso “Bleach”.

Mas o que muita gente não sabe é que o álbum foi lançado originalmente em 1989 pela gravadora ‘Sub Pop’, porém não alcançou as paradas americanas de sucesso. Com isso, o álbum foi relançado internacionalmente em 1992, pela Geffen Records, após o sucesso do segundo álbum do Nirvana, “Nevermind”.

Com o relançamento do álbum, o grupo estreou em 89º na Billboard, 33º lugar na UK Albums Chart e o 34º lugar nas paradas Australianas.

Desde o seu lançamento original, Bleach vendeu mais de 1,7 milhões de cópias só nos Estados Unidos, se tornando o álbum mais vendido pela Sub Pop.

As faixas de “Bleach” são um retrato de como era o Nirvana: um grupo que não se preocupava muito com aperfeiçoamentos minuciosos em sua sonoridade, mas sim em um som mais cru. A música de abertura, “Blew“, por exemplo, lembra muito um “ao vivo em estúdio”

Cobain também disse para a revista Spin, em 1993, que “não dava a mínima para o que as letras do álbum tratavam” quando escreveu as músicas para o disco. Ele finalizou: “Eu não tenho nenhuma dessas letras queridas em mim”. O cantor também disse em entrevista para a Sounds Magazine que muitas das letras do álbum “Bleach” foram inspiradas na sua vida em Aberdeen, cidade natal onde nasceu e cresceu.

Esse álbum vale a pena relembrar, né? Fique ligado aqui no Blog da 102 para mais conteúdos como este!