leoaversa

A cantora Carminho tem passagem garantida pela capital no dia 22 de março, no Teatro do Bourbon Country, com show em tributo à obra de Tom Jobim. A apresentação faz parte da turnê do novo álbum da cantora, Carminho canta Tom Jobim, lançado no fim de 2016 no Brasil via Biscoito Fino. Assim como no disco, o show reunirá no palco os músicos que fizeram parte da Banda Nova, que tocou com Tom Jobim por 10 anos. Nessa nova edição ela é formada por Paulo Jobim (violão), Daniel Jobim (piano), Jaques Morelenbaum (violoncelo) e Paulo Braga (bateria).

“O Tom Jobim é um marco na vida de qualquer músico que se encontra com a obra dele. É um compositor iluminado que, curiosamente, mesmo tendo ele um estilo musical sofisticado, chegava a toda gente, ao mais popular, com harmonias complexas. Isso é fascinante! O Tom também é um personagem que me apresenta, através de sua música, a muitos outros compositores brasileiros”, pontua Carminho.

O novo CD da cantora portuguesa nasceu de um mergulho na obra de Tom Jobim e tem direção musical e arranjos de Paulo Jobim. O tributo acontece depois de Canto, álbum que já contava com a participação de vários músicos brasileiros e trazia um tema de Caetano Veloso, Cesar Mendes e Tom Veloso (O sol, eu e tu), e um dueto com Marisa Monte (Coisas), com quem Carminho divide o clássico Estrada do Sol (Tom e Dolores Duran) no novo projeto. A versão arrebatadora de Carminho para Sabiá (ao lado do cantor António Zambujo), hoje obrigatória no repertório da cantora em suas passagens pelo Brasil, foi o prenúncio do que viria. O projeto foi concebido e gravado com muita calma, desde os primeiros contatos com família de Tom, no Rio de Janeiro.

“Estive em um encontro com a família Jobim, em meados do ano passado, no qual pude repartir esse amor que sinto por sua obra e houve esse convite – para mim um desafio -, para que eu fizesse interpretações dessas canções. Depois estive com o Paulo Jobim, que traz essa sensibilidade musical em sua genética, e começamos a desenvolver um trabalho muito bonito de partilha, de busca de repertório, escolhendo alguns arranjos, a instrumentação”, conta Carminho, que divide com o filho mais velho de Tom a produção do disco.

Além de Marisa Monte, Chico Buarque e Maria Bethânia surgem em duetos no disco. Com Chico, com quem Carminho já havia cantado, a escolhida foi Falando de amor. Com Bethânia foi a primeira vez.

“Maria Bethânia é uma referência para mim enquanto intérprete, na medida em que ela vê e olha cada palavra, e tenta entende-las em sua profundidade máxima”, sublinha Carminho, que dividiu com Bethânia os vocais de Modinha.

Quando: 22 de março, às 21h
Onde: Teatro do Bourbon Country
www.teatrodobourboncountry.com.br

Repertório do disco:
O QUE TINHA DE SER Tom Jobim / Vinícius de Moraes
INÚTIL PAISAGEM Tom Jobim / Aloysio de Oliveira
ESTRADA DO SOL Dolores Duran / Tom Jobim
Participação: Marisa Monte
RETRATO EM BRANCO E PRETO Tom Jobim / Chico Buarque
TRISTE Tom Jobim
MEDITAÇÃO Tom Jobim / Newton Mendonça
O GRANDE AMOR Tom Jobim / Vinícius de Moraes
FALANDO DE AMOR Tom Jobim
Participação: Chico Buarque
WAVE Tom Jobim
SABIÁ Jobim / Chico Buarque
Participação: Fernanda Montenegro
LUIZA Tom Jobim
MODINHA Tom Jobim / Vinícius de Moraes
Participação: Maria Bethânia
A FELICIDADE Tom Jobim / Vinícius de Moraes
POR CAUSA DE VOCÊ Tom Jobim / Dolores Duran

Classificação: Livre
Duração: 90min
Realização: MPB Produções e Opus Promoções