nação zumbi

Não consigo escrever direito sobre Chico.

O problema não está na métrica ou no método de escrever. O problema está no conteúdo. Mais precisamente no volume de conteúdo.

O que o Chico fez não foi só música. Ele deu um tapa de mão fechada na cara de uma música engessada e pobre que se auto-alçava a representação de uma sociedade, toda uma sociedade. Chico foi um mestre não somente musical, mas ideológico.

chico

Me complico pra escrever sobre Chico porque não tem jeito de exprimir com clareza o que aquele homem disse em apenas algumas linhas. Não consigo explicar o caldeirão cultural que ele propunha e a visão de uma MPB realmente plural e encravada aqui, na terra tupiniquim, sem ter que recorrer a pelo menos 3 ou 4 horas de audição de seu trabalho.

O que dá pra fazer é apresentar pra vocês um belíssimo trabalho que Du Peixe (amigo e colega de Nação Zumbi) e toda sua banda construíram ao lado da filha de Chico e ao lado do filho de Du.

Lula (apelido carinhoso) e Ramon eram amigos de infância. Quando Science faleceu, ambos perderam o contato. Mais tarde os amigos de infância voltariam a se encontrar, mas dessa vez algo mais que amizade aconteceu.

Aproveitando o ensejo, a Nação e a produtora Paranoid criaram esse belíssimo trabalho, que disserta sobre o sonho de uma jovem com seu namorado e todas suas lembranças do passado, incluindo as de seu pai. Dá uma olhada aí em Um Sonho, o mais novo trabalho da Nação Zumbi:

chico 2