Fernando Noronha

O bluesman gaúcho Fernando Noronha liberou nesta quinta-feira o EP Time Keeps Rolling. O material antecede seu oitavo disco com lançamento previsto para março de 2015 em comemoração aos 20 anos de carreira do músico.

Neste primeiro momento, Noronha apresenta cinco das 14 faixas do vindouro trabalho, gravadas no StudioRock em Porto Alegre, ao lado da banda formada por Luciano Leães (pianista e organista), Ronie Martinez (bateria) e Edu Meirelles (baixista).

Segundo o próprio artista, Time Keeps Rolling, foi um dos trabalhos mais demorados. Talvez devido ao amadurecimento acumulado na trajetória ou então por surgir muito mais dinâmico, com referências das décadas de 50, 60 e 70, e repleto de riffs psicodélicos, que dão vida a uma história completa, com início, meio e fim, e com curvas surpreendentes em sua jornada.

Pra saber um pouco mais sobre as novidades e um pouco da história deste talento, troquei uma rápida ideia com o cara. O resultado você confere abaixo.

ITAPEMA – Como foi que Fernando Noronha descobriu o blues? Como rolou essa paixão que já dura décadas, visto que no Brasil o estilo musical não é dos mais populares?

O primeiro contato, certamente foi em algum disco de rock n roll das bandas clássicas, pois estas sempre reverenciavam seus ídolos e suas influências. E, como o rock é filho do Blues… Mas somente aos 17 anos, e depois de conhecer o som de Stevie Ray Voughan , é que mergulhei nesse mundo de grandes lendas, heróis e mistérios.Aí sim, fui mordido pelo Blues e os sintomas permanecem até hoje. (risos) Os sintomas são profundos e duradouros por que o Blues é uma música que toca a alma das pessoas, trazendo identificação , aceitação , perdão (nem sempre) e conforto para os dramas diários das pessoas comuns. Portanto não trata-se de um modismo e sim uma manifestação cultural , social e artística, que transcende fronteiras e línguas.

ITAPEMA – Em 20 anos de carreira este é o seu oitavo disco. O que Time Keeps Rolling tem de especial ou diferente dos outros trabalhos?

Time keeps Rolling se destaca dos álbuns anteriores , justamente pelo amadurecimento e bagagem acumulada nesses 20 anos de carreira. Além disso, a influência do Soul e da Black Music dos anos 60 e 70, somado a entrada do baixista Edu Meireles, direcionaram o disco para um caminho que não tínhamos experimentado até então. Gravamos aqui em Porto Alegre no Studio Rock , com o mestre Paulo Arcari.

ITAPEMA –  Quanto tempo durou o processo de produção do álbum e como foi? Divertido, prazeroso, trabalhoso ou tudo isso junto e misturado?

Esse processo sempre é muito divertido. Desde a etapa de arranjar as músicas até a hora de fazer valendo, sempre me dá muita satisfação. Claro que dá trabalho,mas é trabalho prazeroso.  Este foi o álbum mais demorado que já fizemos.
Porém o que recebeu mais atenção aos detalhes. Por isso o resultado final cresceu muito. Estamos gravando em etapas, desde maio.Vamos terminar agora em dezembro.

ITAPEMA – O EP está saindo agora em dezembro e quando o CD chega às lojas? Vai sair em formato bolachão também?

Vamos lançar o álbum em março nos USA , e em abril aqui no Brasil. Em junho devemos lançá-lo na Europa.
Quanto ao bolachão estamos estudando a possibilidade.

ITAPEMA –  O lançamento oficial é em março de 2015 no Texas, ok? Algum motivo especial para lançar o disco fora do Brasil?

Sim. Esse lançamento no South by South West Festival ,vai ser a nossa apresentação ao mercado Norte Americano,uma vez que o festival é voltado para a indústria da música, promoters e djs de rádio.
E ele acontece todos os anos em março. Por isso vamos lançar primeiro lá.

ITAPEMA – E por aqui quando rola show do novo álbum? E o que o público gaúcho pode esperar do novo trabalho do bluesman Fernando Noronha?

Aqui em Porto Alegre já temos data de lançamento. Dia 16 de abril no Eisanbhan Blues Festival, no Opinião. O público pode esperar o melhor álbum da Black Soul até agora.

E pra finalizar uma pergunta que adoro: qual o Top 5 do teu ipod nesse momento?

Não tenho ipod…(risos). Continuo no Cd. Mas tenho escutado muito the Temptations, Billy Preston e Allen Toussaint.

Para ouvir as novidades do EP Time Keeps Rolling é só dar play.