Neste Dia Mundial do Rock, Cagê, responsável pelos programas Classic Rock e Rock and Blues, e Porã, do Longboard, escolhem os seis discos de rock essenciais em qualquer discografia.

CAGÊ

The Rolling StonesLet It bleed
Me parece impossível organizar alguma lista de discos de rock’n’roll sem a presença de alguma coisa dos Stones. É simplesmente a maior banda de rock de todos os tempos. Poderia ter escolhido vários discos do grupo. Optei por este, lançado em novembro de 1969, por fazer a perfeita fusão do blues com o rock, inclusive com uma música de autoria de Robert Johnson (Love in vain), considerado o pai do blues. Este disco marca também a transição do guitarrista Brian Jones, que morreu alguns meses depois do lançamento de Let It bleed, para Mick Taylor, que chegou a gravar algumas músicas do disco como convidado especial. Os Stones completaram 50 anos ontem. Veja aqui!

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Led Zeppelin4
Lançado em novembro de 1971, este disco do Led talvez seja o disco que melhor simboliza o espírito do rock’n’roll de todos os discos lançados até hoje. Não é a toa que uma das faixas de Led 4 leve o nome deste gênero tão adorado por estes humildes comunicadores. É também de Led 4 o maior hit da banda e uma das músicas mais tocadas de todos os tempos, a emblemática Stairway to heaven.


¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Bob DylanHighway 61 Revisited
Escolhi este disco de Dylan porque é o álbum que marca a eletrificação do folk, tocado inicialmente com instrumentos acústicos ou desplugados. Highway 61 Revisited introduziu Bob Dylan ao mundo do rock’n’roll. Deste disco é o clássico Like a rolling Stone, faixa obrigatória pra qualquer lista de grandes standarts do rock. O disco foi lançado em agosto de 1965.


¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

PORÃ

Pink FloydThe Dark Side Of The Moon
O disco perfeito. Conceitual, intenso, revolucionário, emocionante. O álbum que mais ouvi na vida. Lançado em 1973, não poderia ficar de fora. #ficadica: procure a versão comemorativa remasterizada em vinil.


¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Black SabbathVol. 4
Algumas bandas fazem sons, outras inventam estilos. O Black Sabbath criou o que viria a ser chamado de heavy metal. Neste disco, eles encontraram o equilíbrio entre peso e cadência, trazendo uma nova atmosfera pra música. Riffs e timbres inovadores de guitarra, aliados à variação de andamento e velocidade (Ouça Wheels Of Confusion) e temas soturnos. Com Ozzy no auge, em 1972, o disco tem clássicos como Changes e Snowblind. #ficaadica: tem uma reedição em vinil 180g.


¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

AC/DCBack In Black
Poderia botar aqui o Axis: Bold As Love, do Jimi Hendrix, algum dos Stones, do Iron Maiden que eu gosto muito, mas o primeiro disco de rock a gente nunca esquece. Me lembro quando um amigo veio com uma K7 num walkman nos anos 80 e me apresentou esse som. Pirei na hora! O que é isso?!!!!! AC/DC – Back In Black, lançado em 1980, abre com um dos maiores riffs de guitarra da história do rock e só pela faixa título já valeria, mas ainda tem You Shook Me All Night Long, Hells Bells e outras sensacionais que gabaritam a obra pra esse Top 3. Estreia do Brian Johnson depois da morte do quase insubstituível Bon Scott. Rock’n’Roll é AC/DC. #ficadica : também tem reedição em vinil.

> Especial: confira a linha do tempo do rock dos anos 50 aos 2000