Mercadinho da Rio Branco

mercadinho da rio branco burguer veggie

Foto: Divulgação

A agenda deste fíndi já começa com mais uma feirinha Mercadinho na Casa Rio Branco (Rua Ramiro Barcelos, 1800), neste sábado, das 12h às 20h. Essa edição é lixo zero: a proposta é minimizar os resíduos produzidos no evento. A Meu Copo Eco vai fornecer os copos para suco. Já a Arco (que faz compostagem para empresas) fará a coleta dos resíduos orgânicos dos hambúrgueres veggies da casa e outras comidinhas.

A organização sugere que o público leve sacos, embalagens e sacolas para as comprinhas de produtos locais e artesanais que serão oferecidos por lá. Vai rolar música, flash tattoos e talks gratuitos sobre temas ligados a sustentabilidade e empreendedorismo.

Experiência cervejeira

imersao cervejeira

Foto: Ricardo Lage/Divulgação

Nesse sábado tem uma imersão no mundo da cerveja artesanal – com direito a visita guiada, manipulação dos insumos e dicas para servir um pint perfeito. O evento vai rolar  no Distrito Brewpub (Av. Amazonas, 835 – São Geraldo), a partir das 17h. As visitas são gratuitas. Só é necessário reservar pelo telefone (51) 99880-0305.

A noite vai ter também música com Oly Jr. para quem quiser curtir as torneiras e as comidinhas do bar.

Espaço Cultural na Zona Sul

O Espaço Cultural Aberto Caminho das Artes, que há três anos se localizava no Centro Histórico, terá casa nova na Zona Sul (Rua Armando Barbedo, 356 – Tristeza) a partir desse sábado. A inauguração acontece das 11h às 15h, e vai ter a exposição O Voo da Pedra – arqueologia do presente, do artista Bebeto Alves com a curadoria de Antônio Augusto Bueno. O espaço também terá um café e venda de obras de arte, objetos colecionáveis e artesanato. Informações pelo telefone (51) 3516-2259. Entrada gratuita.

Vinhos sobre rodas

Fabiano Rodrigues Sax

Foto: Rosi Boninsegna/Divulgação

Acontece nesse sábado mais uma edição do Vinho Sobre Rodas, organizado por mulheres para celebrar o empreendedorismo feminino. A temáticas dessa edição será Divas do Vinho, com mais de 200 rótulos nacionais e importados. A feira, que acontece no DC Shopping (Rua Frederico Mentz, 1561 – Navegantes), foi organizada pelas sommeliers Marielly Lautert, Michelle Landgraf e Taíla Teloeken. Além dos vinhos e espumantes, também haverá opções gastronômicas, música ao vivo e espaço kids. O evento é gratuito, vai das 11h às 20, e é pet friendly.

Bicicleta, arte e comunicação

Neste sábado, no Café Fon Fon (Rua Vieira de Castro, 22 – Farroupilha) tem o workshop Bicicleta, Arte & Comunicação, que vai tratar sobre a relação da bicicleta com a cultura e o meio ambiente. A bike tem papel central nesse debate, relacionando seu uso com identidade cultural e urbanidade. Vai rolar também dicas para audiovisual, produção de conteúdo e assessoria de imprensa.

O workshop será realizado pela jornalista gaúcha Denise Silveira, radicada há 25 anos em São Paulo. Recebeu Menção Honrosa no Mobifilm 2018, o Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança no Trânsito,  pelo documentário “Ciclovia Musical” e foi selecionada pela Federação Europeia de Ciclistas para falar no painel sobre mídia na conferência Velo-city 2019, que será realizada no final de junho, em Dublin, Irlanda.

O programa começa às 9h30 e vai até as 17h30. O valor é de R$ 85 (com direito a almoço vegetariano). Inscrições pelo e-mail workshopbike@yahoo.com.

Final da Champions League

Final da Champions League no Complex

Foto: Gabriela Guelfand/Divulgação

O Complex Skatepark (Av. Protásio Alves, 3839 – Três Figueiras) vai transmitir nesse sábado o final da Champions League, entre o Liverpool e o Tottenham, a partir do meio-dia. Vai ter telão no deck e televisões espalhadas pelo bar. Além disso, vai rolar uma Cozinha Anexa especial com o chef Paulo Landgraf fazendo fish and chips, e a partir das 13h vai rolar promo de cervejas. A entrada custa R$ 25 e inclui uma cerveja do cardápio do bar.

Feira no Germânia

No domingo tem mais uma Feira Cultural no Parque Germânia (Av. Túlio de Rose, s/n – Passo d’Areia), das 11h às 19h. Gastronomia, empreendedores locais com trabalhos autorais e muita economia criativa serão atrações. Os pets são bem-vindos. Em caso de chuva, o evento é transferido.

Te programa pro próximo sábado

Viva Porto Alegre a pe

Foto: Ricardo Giusti/PMPA

No próximo sábado, dia 8, tem um Viva Porto Alegre a Pé especial – o roteiro vai apresentar a Vila do IAPI. Consagrada como patrimônio cultural de Porto Alegre por suas peculiaridades, a Vila do IAPI foi construída nos anos 1950 para moradores da classe operária. A inspiração foi nas cidades-jardins européias, que reuniam arquitetura, urbanismo e paisagismo. Getúlio Vargas, inclusive, veio inaugurar o conjunto arquitetônico.

O ponto de encontro será Postão do IAPI (Rua Marechal José Inácio Da Silva, esquina Alameda Santo Amaro) às 10h. Em caso de chuva o passeio será cancelado. As inscrições podem ser feitas pelo site cphpoa.wordpress.com/inscricoes/.

Sara Bodowsky no Instagram

Roteiro da Sara no Facebook