Este ano que está terminando foi marcado pela comunicação e pelas parcerias. E também pelo “sentar para conversar”, pelo tentar se entender, mesmo que parecesse muito difícil. Se olharmos para os acontecimentos de 2018, tirando um pouco o juízo de valor, isso aconteceu em vários setores.

Pois 2019 chega mais veloz, instantâneo. É o ano dos relacionamentos – e isso se aplica a construir novas conexões e a encerrar definitivamente aquelas cujo ciclo já se esgotou. Também será um ano para desistir de escolhas que não surtiram efeito e nos prepararmos para novas decisões importantes.

Como foi 2018 para vocês?

Esta pergunta nos faz pensar e muitas vezes ter insights. Não naquela batida “isso não deu certo, aquilo foi um fracasso”. O lance não é gerar culpa. É conseguir enxergar o que situações incômodas nos dizem sobre nós mesmos. As dificuldades nos ensinam bem mais do que a calmaria.

Há algum tempo tenho dado mais atenção para condições “não tangíveis” que me rodeiam, tentando me conhecer mais. E tem sido um barato – esse processo de saber quem somos nos faz melhores para os outros também! E, olha, até o Mercúrio, que dá medo na galera quando entra em movimento retrógrado, não assusta mais.

A Marilda Romero é consultora especialista e instrutora de Feng Shui e uma amiga de anos, que vem me mostrando como a energia que me rodeia pode me ajudar – ou atrapalhar. Ela tem uma empresa dedicada ao estudo dessa prática, a Lugar Yincomum.

E foi ela quem me ajudou a preparar esse guia para buscar as melhores energias na virada do ano. Na última virada fiz todas. E fica a dica: a bênção do elemento água vai ser super necessária pras festas em família, depois de 2018!

Foto: Micheli Karoli/Divulgação Lugar Yincomum

O Final de Ano Ocidental é um período favorável para fazermos um balanço real do que conquistamos e dos nossos desafios. De tudo que foi vivido durante o ano –  o que nem sempre é fácil.

A Marilda me explicou algumas coisas. Por exemplo, o mês de dezembro é o mês  de número doze, e também representa uma medida – a dose (mesmo que em outra escrita, estamos falando de Feng Shui).

A dose é uma justa medida para fortalecer nossas vontades, testar nossa coragem e expandir nossa experiência de vida – e descobrir como podemos fazer escolhas mais sábias – para o nosso Universo pessoal.

Dezembro recolhe a energia de cada mês do ano vivido e guarda sua essência para receber o novo ano, como uma “entrega especial”.

No Feng Shui, algumas práticas podem ser feitas com as características de cada Ano Novo: o ocidental e oriental. Tudo isso ajuda a aumentar a vibração da boa energia que circula em torno de cada um de nós.

A ideia é ter os 5 elementos próximos de nós no final de ano: Água – Madeira – Fogo – Terra – Metal. Eles nos auxiliam na limpeza, nutrição, alinhamento e preparação das boas energias e bênçãos, através do Feng Shui.

1. Bênção do Elemento Água

Foto: Pinterest

Coloque, em uma jarra de vidro, água mineral ou filtrada e um pequeno feixe de manjericão e hortelã frescos. Deixe de molho por 20 minutos.

Depois, retire as ervas da água e adicione gelo à vontade. Sirva esta água especial aos seus familiares e convidados. Promove a harmonia entre as pessoas (como precisamos, não é mesmo) e atrai saúde e prosperidade.

2. Bênção do Elemento Madeira

Photo by Joanna Kosinska on Unsplash

Em cinco pedaços de papel amarelo, no tamanho de 5 x 8, escreva com caneta preta cinco intenções para o ano de 2019. Cada intenção deve ser escrita em um papel amarelo com as medidas indicadas.

Leia mentalmente suas intenções, diariamente, por 27 dias – uma vez ao dia, a partir do dia 1 de janeiro de 2019. Mantenha os papéis com suas intenções em sua agenda pessoal ou local de fácil acesso para lembrar da leitura diária.

3. Bênção do Elemento Fogo

Limpe a sua casa normalmente. Após a limpeza física normal, com água, você pode acender um incenso de sua preferência e percorrer cada espaço da sua casa. Escolha uma virtude com a qual você quer abençoar cada ambiente. Amor, paz, alegria, esperança, fé, força, luz, prosperidade, sucesso, equilíbrio, harmonia ou o que você preferir.

4. Bênção do Elemento Terra

Coloque nove laranjas em um prato ou fruteira, na mesa de sua ceia de Ano Novo. Seus convidados podem se servir da fruta durante a ceia, para compartilhar luz, brilho e entusiasmo com você. Se você for passar sozinho, mentalize pessoas com as quais você gostaria de dividir a fruta, desejando o melhor para elas.

Caso não sejam todas consumidas, não tem problema: mantenha o prato com as nove laranjas em sua cozinha, por nove dias.  Se quiser, ofereça para vizinhos e amigos durante esse período. Cada vez que uma for consumida, substitua por outra.

5. Bênção do Elemento Metal 

Em um vaso com água, coloque oito flores brancas. O recipiente pode ser de vidro ou cristal, o que importa é ser transparente. Coloque o vaso com flores na sua mesa de final de ano.

Mais sobre o tema:

5 motivos para amar Mercúrio Retrógrado

Quem tem medo de Mercúrio Retrógrado?

Feng Shui pode trazer boas energias para sua viagem