Fotos: Anderson Escouto|Marginal Club

Os Destemperados foram os precursores da caça pela “comida boa com diversão” no Brasil. Há onze anos, lançaram um site com relatos de experiências gastronômicas. Eu, ainda comilona não profissional, era fissurada nas dicas. Comida de verdade, lugares reais, fotos sem mudar nada – sim, ainda era época das câmeras digitais, cartão de memória pra depois subir a foto pro site, aquela coisa toda.

Hoje, os Destemperados são multiplataforma e têm uma casa no bairro Moinhos de Vento, onde há um mês foi inaugurado o primeiro o Food Market de Porto Alegre.

E é aí que eu me refiro.

Food markets são comuns em capitais e cidades turísticas da Europa – reúnem em um só lugar balcões com operações gastronômicas locais. O Food Market no Destemperados ainda é reduzido – são duas operações de gastronomia e uma de bebidas. Mas a experiência é demais.

No porão da casa você pode escolher entre as pizzas da Ciao Pizzeria Napoletana ou os hambúrgueres e espetinhos do 20Barra9.

No bar, vinhos e espumantes brasileiros em taças ou garrafas, cerveja e refrigerantes.

A loja da Ciao Pizzeria é a terceira em Porto Alegre. Serve pizzas na tradicional receita napolitana: com simplicidade e muito sabor. A marca gaúcha recebeu o certificado da Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN), de Nápoles (Itália), pelo padrão e tradição do modo de preparo. A AVPN é super séria e reconhecida também dentro da Itália – porque avalia como a pizza “napolitana real oficial” está sendo preparada no próprio país.

Sim, se o nosso blog fosse na Itália, em vez do pessoal se estapear para defender a a la minuta preferida (sim, isso acontece quando posto sobre esse prato delícia), a treta seria sobre pizza. E massas. Molhos. Vitela… bom, vamos voltar para as pizzas!

Espaço super bacana da Ciao. A pizza fica no máximo 90 segundos no forno. Já falei deles nesse post.

Já o 20Barra9 se identifica como “carne sem vergonha, com carinho e sem frescura. O nome é uma homenagem à data da Revolução Farroupilha e só tem um tipo de hambúrguer com queijo, maionese, tomate, rúcula e cebola roxa e carne bovina, que é preparada na brasa. Quer dizer, pode trocar o queijo e colocar mais carne. Eesse lance de hambúrguer simples e direto, num lugar especial despojado e bacana como o quintal do Destemperados, é uma experiência perfeita!

Então, a dica é a seguinte: pega tua pizza ou hambúrguer, enche sua taça (pede a versão chamada de “Tânia”, em homenagem ao jeito de beber vinho da querida Tânia Carvalho – além dos 150 ml, vem com 100 a mais de “chorinho”), chame os amigos e tome o quintal com pallets e mesas espalhados. Afinal, a gastronomia é a boa comida, sim, mas também é onde a gente escolhe curtir delícias.

Confere os preços de tudo aqui no cardápio do Food Market Destemperados (valores de maio/2018):

 

Food Market Destemperados

Rua Marquês do Herval, 82, Moinhos de Vento – Porto Alegre.

Fone: (51) 3907-3906.

De terça-feira a domingo, das 18h às 22h.

Mais informações: casadestemperados.com.br

Conheça também:

Gramado: que tal um piquenique no Lago Negro?

O bistrô da encantadora Srta. Margô

White Fly: pub cervejeiro no coração de Gramado