Se tem uma coisa que amo é descobrir bistrôs pra almoço. Alguns têm um quê de comida de casa.  Outros, uma ou duas opções de prato do dia – como o Bistrô da Vó Mercedes ou o Consultório Culinário. Ou um só menu – como o Mandarinier. Ou então, como o Bistrô do À Lá ou o Cristina Bistrô, comida em buffet mas feita com muito cuidado e com especialidades que agradam e fidelizam os clientes. Esse ano vários estiveram no Roteiro da Sara – e em 2016 muitos outros também estarão (e se você tem uma dica, coloca aí no fim que adoro conferir novos lugares!).

Comida de sítio no centro de Porto Alegre – Nena Bistrô

Nena Bistro

O Nena é outro que virou meu queridinho – quisera eu ter vários estômagos pra tantas coisas boas! Um verdadeiro cantinho da vó no centro de Porto Alegre. Tudo é preparado com carinho, com tempero caseiro. As porções são bem servidas e ninguém sai de lá com fome. Só não garanto que a gula diminua – a minha só aumenta cada vez que vou no Nena (confere aqui o post completo)

Cristina Bistrô: comida caseira, café especial e pastel de carne

Cristina Bistrô

Os pastéis de carne da dona Cristina são inesquecíveis. Dá vontade de ir lá e só almoçá-los – um, cinco ou dez! Um dos posts mais deliciosos e concorridos de 2015 (confere aqui o post completo)

O buffet de a la minuta do Bistro do À Lá

Bistro do A La

Não sei vocês, mas eu sou louca por à la minuta. Descobrir um buffet com tudo que faz esse menu e à vontade quase me deixou maluca. O quarteto bife + arroz + feijão + ovo com gema mole rouba meu coração todas as vezes. E ainda em um lugar super bacana: a Praça Doutor Maurício Cardoso, no bairro Moinhos (confere aqui o post completo).

Romantismo e aconchego no House Bistrô

house bistro

A Ana Celina é mais do que uma chef de cozinha: é uma mestre no bem servir. Além da comida deliciosa, almoçar no House é fugir da correria e curtir os detalhes. A gente suspira o tempo todo, entre os sabores e o requinte do lugar (confere aqui o post completo).

Vó Mercedes: cozinha temperada com carinho

Vo Mercedes - 22

O que dizer desse lugar onde fui só uma vez, mas já morro de vontade de voltar? Comidinha preparada com produtos orgânicos, tudo muito cuidadoso e muito saboros. Sabe aquela ideia de não posso comer porque estou de dieta? Esse é o lugar pra dar uma fugidinha de leve, porque a gente sai exatamente assim – leve!(confere aqui o post completo)

Machry: pra almoçar devagarinho na Zona Sul

Machry

Quando publiquei sobre o Machry foi uma enxurrada de comentários no sentido ame-o ou deixe-o. Aqueles que adoram o lugar são maioria – e defendem com unhas e dentes quem tenta criticar. Quem critica acha o valor salgado. Na verdade, ele pode valer a pena, sim. Gosto muito de comer no Machry – além da comida saborosa, as opções de sobremesas são várias. Minha sugestão é ir no bolo de rolo – gente, que coisa bem boa! (confere aqui o post completo)

Um restaurante para nutrir a gula: o Consultório Culinário

Consultório Culinário

Um dos lugares mais bacanas da Cidade Baixa – com direito até com mesinha na sacada do sobrado na Rua da República. Os menus do dia sempre têm opção vegetariana – inclusive nas quarta-feiras os pratos são sem glúten e sem lactose. Sem falar na mesinha com antepastos que são praticamente uma refeição (confere aqui o post completo)

Mandarinier: comida brasileira feita com jeito francês

Mandarinier

A comida do Mandarinier é uma experiência gastronômica. O melhor é nem saber o cardápio – e só chegar lá e se supreender com cada prato do menu do dia. A Liliana e o Leonardo estudaram em Buenos Aires e fazem uma fusão da gastromia francesa com produtos locais – verdadeira arte! (confere aqui o post completo)

A comida cheia de sabor e criatividade do vegano La Rouge

La Rouge

O La Rouge é pra carnívoros perderem qualquer preconceito com comida vegana. Gente, que pratos deliciosos. Desde a entrada, passando pelo prato principal e chegando nas sobremesas é tudo incrívelmente saboroso. Nem vou contar pra vocês que além de não usarem carne, não usam leite nem derivados de ovos – porque não fazem a menor falta nessas receitas! (confere aqui o post completo)