
Mais de quatro anos após a morte do lendário baterista Neil Peart e quase uma década sem subir aos palcos, o Rush surpreendeu o mundo da música ao anunciar sua volta. A notícia, confirmada no início de outubro, revelou também a entrada da baterista Anika Nilles na formação.
Em entrevista à CBS News, Geddy Lee, vocalista, baixista e tecladista do Rush, falou pela primeira vez sobre o reencontro com os fãs, a escolha da nova integrante e os preparativos para a turnê de 2026.
“Estou meio emocionado agora, para ser honesto. Alex e eu passamos muito tempo tentando entender se conseguiríamos voltar novamente algum dia. E, quando finalmente decidimos que voltaríamos, sabíamos que as pessoas ficariam felizes, mas não esperávamos o tipo de reação incrível que nosso anúncio despertou entre os fãs.”
“Substituir o insubstituível”
O maior desafio para o Rush era seguir em frente sem Neil Peart, um dos maiores bateristas da história do rock. O músico reconheceu que a decisão de retomar os palcos só se concretizou depois de meses de reflexão.
Segundo ele, a escolha de Anika Nilles surgiu por indicação de seu técnico de baixo, John McIntosh (Skully), que havia trabalhado com Jeff Beck.
“Escolher um baterista foi, obviamente, o principal obstáculo. Como substituir o insubstituível? Tivemos a sorte de ser apresentados ao nome de Anika pelo meu técnico de baixo. Quando decidimos ver como seria tocar com outro baterista, ela veio até o Canadá e nós, bem discretamente, trabalhamos juntos por cerca de uma semana. Ao final, estávamos convencidos de que funcionaria.”

A musicista de 42 anos, reconhecida pela técnica refinada e influência do jazz, não cresceu ouvindo o Rush, algo que, segundo Geddy Lee, trouxe um desafio adicional.
“Quando ela veio pela primeira vez, começamos a tocar algumas músicas, tentando traduzir o som do Rush para alguém que não cresceu como fã da banda. Claro, ela conhecia o estilo do Neil — todo baterista sabe quem foi o Neil —, mas foi uma tarefa desafiadora. Tivemos que explicar as nuances e o jeito único como nossas composições são estruturadas. Em alguns momentos, ela ficou um pouco sobrecarregada, mas é incrivelmente esforçada. Tem uma técnica excelente e uma atitude extremamente positiva.”
Aos 72 anos, Geddy Lee contou que precisou recondicionar o corpo e os dedos para o baixo, retomando a rotina de treinos e exercícios diários.
“A única coisa que sinto falta nas turnês é, na verdade, o próprio trabalho — aquela sensação maravilhosa de estar no meio de uma música de dez minutos, totalmente envolvido na performance, e tudo está funcionando, todos os colegas de banda em perfeita sintonia. É dessa adrenalina que sinto falta. Desde que decidimos sair em turnê, tenho pegado firme na academia, e o Alex também. Vamos estar prontos.”
Fifty Something Tour
Batizada de “Fifty Something Tour”, a turnê marca o reencontro do Rush com os palcos após 11 anos.
Inicialmente planejada para 12 shows, a agenda precisou ser expandida para 58 apresentações em função da alta demanda.
Os concertos acontecerão entre junho e dezembro de 2026, passando por cidades como Los Angeles, Nova York, Toronto, Chicago, Boston e Cidade do México.

Confira o itinerário completo da turnê:
Junho de 2026
-
07 a 13/06 – Los Angeles, CA, EUA (Kia Forum)
-
18 e 20/06 – Cidade do México, México (Palacio de los Deportes)
-
24 a 30/06 – Fort Worth, TX, EUA (Dickies Arena)
Julho de 2026
-
16 a 22/07 – Chicago, IL, EUA (United Center)
-
28/07 a 03/08 – Nova York, NY, EUA (Madison Square Garden)
Agosto de 2026
-
07 a 13/08 – Toronto, ON, Canadá (Scotiabank Arena)
-
21 a 28/08 – Filadélfia, Detroit, MI (Xfinity Mobile Arena e Little Caesars Arena)
Setembro de 2026
-
02 e 04/09 – Montreal, QC, Canadá (Bell Centre)
-
12 a 19/09 – Boston, MA e Cleveland, OH (TD Garden e Rocket Arena)
-
23 e 25/09 – San Antonio, TX, EUA (Frost Bank Center)
Outubro de 2026
-
05 a 12/10 – Denver, CO, e Seattle, WA (Ball Arena e Climate Pledge Arena)
-
15 e 17/10 – San Jose, CA (SAP Center)
-
25 a 27/10 – Washington, D.C. (Capital One Arena)
-
30/10 e 01/11 – Uncasville, CT (Mohegan Sun Arena)
Novembro de 2026
-
05 a 11/11 – Hollywood e Tampa, FL (Hard Rock Live e Benchmark International Arena)
-
20 a 27/11 – Charlotte, NC, e Atlanta, GA (Spectrum Center e State Farm Arena)
Dezembro de 2026
-
01 e 03/12 – Glendale, AZ (Desert Diamond Arena)
-
10 a 17/12 – Edmonton e Vancouver, Canadá (Rogers Place e Rogers Arena)