O baterista Matt Cameron anunciou nesta segunda-feira (7) que está deixando o Pearl Jam após 27 anos integrando a banda. O músico, de 62 anos, fez o comunicado por meio das redes sociais.

Reprodução

“Depois de 27 anos fantásticos, dei meus últimos passos ao descer da plataforma da bateria da poderosa Pearl Jam. Muito amor e respeito por Jeff, Ed, Mike e Stone por me convidarem para a banda em 1998 e me darem a oportunidade de uma vida, repleta de amizades, arte, desafios e risadas.”

O baterista também agradeceu pela trajetória e deixou no ar a possibilidade de novos projetos:

“Sou eternamente grato pelo time, pela equipe e pelos fãs de todo o mundo. Foi uma jornada incrível. Vem mais coisa por aí. Obrigado a todos, do fundo do meu coração.”

Matt Cameron entrou para o Pearl Jam em 1998, quando a banda vivia o auge do sucesso, e participou da gravação do single “Last Kiss”, cover de um hit dos anos 1960 que se tornou um dos maiores sucessos comerciais do grupo.

Antes disso, Cameron já era conhecido como baterista do Soundgarden, uma das bandas pioneiras do movimento grunge de Seattle, com quem tocou de 1986 até o fim do grupo em 1997.

Ao longo de quase três décadas no Pearl Jam, Cameron contribuiu em álbuns importantes, como “Binaural” (2000), “Riot Act” (2002) e “Gigaton” (2020), além de inúmeras turnês mundiais.

Até o momento, os integrantes do Pearl Jam não se pronunciaram publicamente sobre a saída do baterista ou sobre um possível substituto.