O Pink Floyd voltou ao topo da parada de álbuns do Reino Unido com o relançamento de Pink Floyd at Pompeii – MCMLXXII. Lançado originalmente em 1972, o registro histórico foi restaurado e relançado, garantindo à banda seu sétimo álbum número 1 no país.

O material foi gravado em 1971, no Anfiteatro Romano de Pompéia, na Itália, sem público, e dirigido por Adrian Maben. A nova edição traz a imagem remasterizada a partir do filme original em 35 mm, além de um novo trabalho de áudio feito por Steven Wilson, conhecido por seus remixes de álbuns clássicos do rock progressivo.

Além de liderar a parada geral de álbuns, o disco também foi o mais vendido no formato vinil nesta semana, segundo a Official Charts, que monitora o mercado fonográfico britânico.

Com esse relançamento, o Pink Floyd empata com nomes como George Michael e Muse entre os artistas com mais álbuns número 1 no Reino Unido. A banda já havia alcançado o topo das paradas com Atom Heart Mother (1970), Wish You Were Here (1975), The Final Cut (1983), The Division Bell (1994), Pulse (1995) e The Endless River (2014).

Leia mais: Gilberto Gil anuncia cruzeiro musical com shows em alto-mar em dezembro