Pete Best, baterista original dos Beatles, anunciou sua aposentadoria aos 83 anos. Ele integrou a banda britânica entre 1960 e 1962, antes de ser substituído por Ringo Starr.

Pete Best | Foto: Divulgação

O anúncio foi feito por meio das redes sociais do Casbah Coffee Club, casa de shows fundada pela mãe do músico. A mensagem, assinada por seu irmão Roag Best, informa que a decisão foi por “circunstâncias pessoais”.

“Bem, que jornada maravilhosa nós tivemos. No entanto, tudo chega ao fim. Meu irmão Pete Best anunciou hoje que está se aposentando das aparições pessoais e das apresentações com o grupo. Sua filha me informou que é devido a circunstâncias pessoais.”

 

Pete Best foi expulso dos Beatles?

Pete Best realizou cerca de 200 shows com os Beatles antes de ser demitido em 1962, após o produtor George Martin criticar sua performance. A decisão foi apoiada por McCartney, Lennon e Harrison, e executada pelo empresário Brian Epstein.

Anos depois, o baterista relatou que foi pego de surpresa e considerou o tratamento dos colegas frio e injusto. Embora tenha recebido diferentes justificativas, afirmou nunca ter entendido o real motivo da demissão. Entre as versões, estaria o fato de ser considerado “convencional demais” e pouco integrado ao grupo.

Formação dos Beatles nos anos 60 | Foto: Divulgação

Embora sua passagem pelo grupo tenha sido breve, Pete Best recebeu grandes compensações pelas vendas da coletânea Anthology 1 (1995), que inclui gravações feitas com sua participação.

Após deixar os Beatles, ele se afastou da música por um período e trabalhou como funcionário público. Retornou mais tarde aos palcos com a Pete Best Band, com a qual se apresentou até anunciar sua aposentadoria. Em 2008, lançou o álbum Haymans Green ao lado do irmão.

Leia mais: Scorpions fala sobre a vinda ao Brasil em turnê de 60 anos de carreira